_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cinema-Crítica: Shrek

um filme que tem camadas. ahn? ahn? -


Assisti Shrek, o filme que deu visibilidade ao estúdio PDI/DreamWorks (até hoje não sei ao certo se a Pacific Data Images é um estúdio separado dentro da DW ou se não há mais distinção, mas naquela época era como se fosse um estúdio separado, sendo a DreamWorks Animation responsável pelos desenhos 2D, como Spirit e O Príncipe do Egito), já deve ter sido a 10° vez que asssisti mas é bom perceber o quanto eu já vi o filme por várias óticas depois de todos esses anos, desde que o assisti na primeira vez que passou na Globo.

Uma das principais coisas que pude constatar nessa última vez é que, primeiro, Shrek é um filme muito melhor do que me lembrava, e segundo é que é um daqueles casos de filmes da DreamWorks onde há uma grande mensagem/enredo/argumento por trás que é o principal alicerce do filme, e que o humor é simplismente o desdobramento, o que não se pode dizer que aconteceu na sequência e provavelmente (e baseado nas opniões que li: "principalmente") no 3° e 4° filme, que não assisti ainda, além dos especiais com o personagem.

Nesse tal seleto grupo de animações da DreamWorks pra mim está apenas, além deste primeiro Shrek, o recente Como Treinar o Seu Dragão, Kung Fu Panda (por mais que não pareça, como disse na minha resenha) e talvez AntZ (FormiguinhaZ) numa escala menor. Não que os outros filmes não "tenham roteiro" e sejam um amontoado de piadas fáceis (se bem que eles são, o que signif), só que no caso destes 3 primeiros nós temos uma história de grande importância e apuro por trás, são filmes que não estão ali só pelas piadas, pelas risadas, estão por algo mais.


Sinopse: Numa sátira ao mundo dos contos de fada, Shrek é um ogro que vive num pântano, mas acaba tendo seu lar invedido por várias criaturas mágicas que foram expulsas do reino e se alojaram no local. Pra resolver a situação e conquistar novament eo direito a suas terras Shrek parte numa busca pra resgatar uma princesa de uma torre a mando do Lord Farquad, e aí a "confusão" começa.





Isso fica evidente em Shrek já que ele na parte final se torna angustiantemente dramático, coisa que é quase um crime quando se fala de filmes de comédia, e talvez fosse tratado como um nas continuações da série, já que Shrek como franquia se tornou ainda mais um produto pop e pipocão do que deveria depois de um primeiro filme tão brilhante e inovador.

Aliás, são estas continuações que estão de certa forma matando as poucas coisas realmente memoráveis em todos estes anos de estrada do estudio DreamWorks já que elas fazem o favor de limar da cabeça do publico crítico a importância dos filmes originais. Quanto mais o tempo passa Shrek torna-se diferente de suas continuações e especiais pra TV, porque nessas circunstâncias (o comportamento do público) é muito mais fácil você moldar o personagem, o universo onde sua história foi contada, para simplismente fazer mais dinheiro do que investir em mais coisas novas, e é isso o que foi feito.

Em Shrek 2 já é claro essa diferença, a mudança de uma história realmente significativa pra "só" uma história, até aí tudo bem, isso simplismente já tira de comparação a qualidade de Shrek 1 em relação a qualquer continuação já que agora é só um filme pra divertir, e pelo menos Shrek 2 o fez com louvor já que realmente tem muito mais piadas, várias muito inspiradas e tal. O problema nisso é a subvalorização que acarreta em relação aos filmes originais, Kung Fu Panda e Como Treinar o Seu Dragão terão continuações, e não dá pra ver isso com bons olhos já que já temos o exemplo visível do que essas continuações realmente representam (pelo menos na DW), pegar um personagem de personalidade definida, personalidade tal intrísseca em como um filme se desenrola para mostrá-lo em ação, e o tratar somente como um objeto até que ele não tenha mais importância para o público.




Mas voltando melhor ao filme:

Claro que em Shrek há um grande senso de humor, sem dúvidas, mas aqui ele parece bem mais genuíno, não parecem atores de filmes de comédia pastelão, parecem simplismente personagens, um irritante, outro sarcástico e rabugento e por aí vai, aliás, os diálogos são bilhantemente escritos, não só são cheios de piadas como também são muito bem pensados pra isso as tornando ainda mais desencadeadas e não parecerem forçadas, embora, se fossem, o efeito de comédia seria praticamente o mesmo, mas não seria um filme tão forte pra tantas reassistidas.

Claro também que Shrek não é perfeito, as situações iniciais podem parecer deveras forçadas, o fato de Shrek aceitar a tal missão tão fácil entre outras coisas, o filme também faz sua força pra ser demasiadamente pop, o que não é algo ruim de fato, e pelo menos aqui parece algo muito mais 'combinante' do que a onda de piadinhas infames e piadas para adultos que ocorreu massivamente em 80% das animações CG posteriores.


Vale ressaltar que mais que suas continuações, Shrek não é um filme pra crianças, mais do que a questão de ter mensagem adulta, ou ser pra todos os públicos, ele simplismente não é recomendado para crianças mesmo, o que aliás foi estranho já que com o tempo foi nos empurrado que Shrek é uma animação para todas as idades, inclusive tendo seus personagens meio que infantilizados em atitudes ao longo do tempo, claro, isso comercialmente 'compensa'. Isso mesmo a dublagem brasileira aliviando muitas coisas, como o dialogo original "Necrofilia aqui não!" de Shrek quando os 7 anões trazem Branca de Neve pra sua casa por exemplo.

Sobre a parte técnica, este primeiro filme parece ter um visual que lembra pinturas, e acho que isso meio que foi deixado de lado nas continuações onde os cenários tenderam a parecer mais reais, talvez essa escolha tivesse sido por causa de limitações tecnicas. A trilha sonora é um ponto alto no filme, embora a instrumental seja usada poucas vezes, mas com ótimos resultados, principalmente na empogante cena de ação na torre onde Fiona estava.




É bom olhar pra trás e redescobrir um filme como este, claro que não vou dizer aqui que ele é subestimado, até porque recebeu todas as glórias que merecia em sua época, incluindo um injusto Oscar de melhor animação em cima do superior Monstros S.A., mas pra mim pessoalmente Shrek foi uma saborosa redescoberta, porque antes eu só via como uma comédia cheio de piadas de diálogo e tudo mais, mas Shrek me lembrou que é mais do que isso.


Shrek representou uma quebra de expectativas, uma injeção de frescor novo na animação, popularmente falando, e provou que idéias originais podem dar retorno. Pena que a partir deles poucos aprenderam a lição, nem a própria DreamWorks.



escala tenho um coadjuvante que rouba a cena: 9
escala surpreendente: 8
escala quero ""humor inteligente"": 6

Nota: 8





leia outras resenhas
de animações clicando aqui




4 comentários:

pseudo-autor disse...

Eu não consegui me interessar por esse novo Shrek (o segundo eu já tinha deixado pra ver em DVD e acabei não assistindo!). Espero que a Dreamworks finalmente tenha posto a tampa no caixão dessa franquia e parta pra outras coisas...

Cultura na veia:
http://culturaexmachina.blogspot.com

J. Júnior disse...

Gosto de "Shrek". Assim como você, assisti somente ao 1º e ao 2º, e tudo o que vi me agradou bastante, apesar de não ter entrado na minha lista de animãções favoritas.

Quero conferir o 3º e o 4º em breve, assim que surgir uma oportunidade.

Parabéns pelo blog. É muito bacana!

Até mais.

Vivi Ferreira disse...

amado gostei do filme, pelo menos melhor que o terceiro ele é
bjusss

p.s: lá no blog tem sorteio de brindes, dá uma passadinha lá...bjusssss

Lucas Santana disse...

Como tinha tempo que eu não passava por aqui! o-o

Shrek tá entre as minhas primeira críticas publicadas no antigo blog, há pouco mais de 2 anos...

E realmente, tudo que veio depois com o nome "Shrek" compromete MUITO a imagem do primeiro filme.

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br