_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sábado, 4 de outubro de 2008

minha animação: Inteligência Vs Velocidade (2007)

a verdadeira história sobre a maior corrida de todos os tempos, e da lição de moral mais barata também



Aí está minha animação "lançada" em 2007 :



ou assista no site do Anima Mundi Web & Cel (o que recomendo mais pela qualidade do video) aqui.


A história dessa animação

Bem, eu estava no 2° ano do curso tecnico de informatica, ja era bem interessado em animação embora não soubesse bem de que forma a faria, ja tentava de tudo desde cirar imagens no Paint, salvar cada uma delas e juntá-las no Windows Movie Maker, até animar usando o Adobe Image Ready(pragrama para criação de GIFs)

Eu sabia que o flash seria a melhor ferramenta(embora não conhecesse bem, eu ja tinha visto coisas na internet feitas por ele e soube ser uma ferramente de fácil manuseio) e corri atrás dela, apenas em 2006 quando começei a ter aulas da metária INTERNET no 2° ano do curso técnico aprendi o basico da utilização do programa e peguei uma cópia dele com minha professora

Nessa época eu já fuçava o programa mesmo antes de ter as aulas dele própriamente dita(que só vim a ter a partir do 2° semestre do ano), isso resultou na minha primeira investida com pretensões cineáticas ahsuhaus, o meu curta trash "passeio em hollywood", fiz o curta sem idéia de varias coisas, inclusive mesmo que muita gente não acredite, eu nem sabia o que era símbolo durante a produção do mesmo(que depois de ter toda a idéia contruída durou apenas 1 mês)

Neste ano umas das coisas mais maneiras foi eu ter descoberto o concurso Animamundiweb, eu descobri que era uma forma de alguem reconheçer meu trabalho e ainda ter a opotunidade de ganhar uma graninha com isso
Eu saí da escola nesse dia(sim, eu estava sem internet em casa e lá era meu ponto de contato com "o outro mundo") com um sorriso "unindo as pontas" do meu rosto


Eu "visualizando" as idéias do meu curta (esses comentáriozinhos nas fotos estão cada vez mais sem-graça... eu sei..)



Fui pra casa e resolvi me dedicar a criar uma coisa que realmente vale-se a pena, algo mais profissional, pensado e trabalhado, eu teria quase 1 ano para isso e já tinha a idéia principal pre-definida
Era minha hora de dar um passo maior


(Bem, as coisas não são tão esquemáticas quanto parece, eu tinha varias idéias em mente já e a muito tempo)


Aspectos técnicos da Produção do curta

Passei grande parte do meu tempo livre me dedicando a isso, li muito sobre o Flash, aprendi a manipular melhor o programa, a decidir como faria as coisas mais dificeis e por aí vai

O mais dificil dessa animação foi criar a estrutura das tomadas onde a tela passeava pelo cenário como se fosse em 3D, com a tela mostrando a visão do coelho enquanto o mesmo corria

Declaro que me baseei livremente no modelo de storyboard da cena de os incríveis onde flecha corre pela floresta(através do DVD do filme tive acesso a algumas cenas dele),
lembro que a estrutura do storyboard era muito boa, uma idéia muito bacana que poderia ser usada em um filme em 2D e ficar convincente da mesma forma

Eu praticamente usei a mesma estrutura mostrada no extra(pra ser mais exato o nome do extra é "fazendo a estória" ou algo assim dentro da pasta "mais making of de os incríveis", aliás, aconselho a qualquer um assistir esse disco de extras, é o melhor exemplar de como funciona o trabalho criativo da pixar, alias, o melhor edição em DVD de algum filme do estúdio)
só que, claro, eu não usei um programa 3D pra fazer isso, tive que fazer na cara e coragem um esquema do flash para reproduzir isso como se fosse algo em 3° dimensão

Eu usei uma linha como se fosse a linha do horizonte para ser o chão
e tinha que criar uma estrutura repetitiva demonstrando a pasagem das árvores em volta para dar a sensação de deslocamento da tela



Criar essa estrutura foi algo trabalhoso, exigiu cálculos que envolviam até mesmo a taxa de frames que usaria no curta, tudo estava envolvido para criar essa tomada



A partir daí era usar essa estrutura de várias formas, dependendo da função de cada tomada(tomadas nesse padrão)


Além do mais acredito que vendo este storyboad tão bem feito foi o que me impulsionou a criar essa anima, eu queria fazer algo assim, só não sabia bem como(houve até uma época onde cogitei a idéia de um aveztruz correr pela floresta(um aveztruz pela floresta? WTF???), nem lembro mais porque, o curta em si acabou como um combo de algumas idéias, por isso a idéia de um personagem correndo feito um louco se juntou legal com a idéia da corrida entre o coelho(não era pra ser lebre? hehe) e a tartaruga)




Finalizando

Então eu produzi este curta, foi uma grande experiência, exigiu muito esforço, ao fim da produção tive que acelerar bruscamente para terminá-lo a tempo da inscrição


Só meu irmão sabe o quanto eu vibrei ao ver que fui um dos finalistas


Também gosto de olhar para trás e ver como fazia as coisas naquela época, quando vejo as tomadas do curta me lembro da vigorosidade que tinha ao fazê-las, temo estar perdendo isso com o tempo, tomara que seja só impressão
É legal tb porque cada curta são como fases da minha criação, são como mundos distintos, voce faz uma coisa e se dedica a ela a ponto de nem mais dar importância a certos pontos e detalhes, reassistir algo seu que voce já fez a um bom tempo e ver como voce fez coisas tão legais sem mesmo ter dado importância a isso no momento ajuda a te dar mais confiança a criar coisas novas, neste especto esse curta me encorajou muito a dar um apasso adiante e apostar em coisas mais arriscadas em Silver dream




Este post é tb interessante para mostrar o Animamundiweb a quem faz animações em flash, é uma boa oportunidade, e tb aconselho a qualquer um entrar no site do concurso e assistir as animações finalistas de qualquer edição, é incrível o quanto são variadas e como transbordam criatividade delas


Site do animamundiweb

Nenhum comentário:

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br