_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cinema-Crítica: Kung Fu Panda

maravilhoso como nunca poderia esperar


Ultimamente eu postei aquele meu texto sobre as comparações entre PDI/Dreamworks e Pixar, o texto apoia uma idéia de que a Dreamworks a partir de certo momento usou um mesmo "molde de estilo" para suas próximas produções, mas ao dizer isto eu subestimei o potencial de um belo filme, Kung Fu Panda é maravilhoso e em praticamente nada lembra os filmes ou estilos anteriores da Dream(a não ser pelo elenco estelar de dubladores), é o "filme pelo filme", e vou explicar o porquê:

Quando tive as primeiras notícias do projeto eu me animei pela idéia do filme, esse lance de mostrar as técnicas de Kung fu "equivalentes" a cada animal e fazer um filme assim, foi passando o tempo e quando o filme despontou nos cinemas eu não sei porque deixei de conferí-lo e ele não me pareceu tão atraente, o julguei(com a ajuda do trailer) como um "'ninja da pesada' versão animada" e achei que a história não passaria dos clichês habituais com várias piadinhas ao longo do percurso e aliado a minha falta de tempo na época pra ir no cinema eu deixei de lado a experiência do filme na tela grande e só agora, mais de 1 ano depois de sua estréia, fui conferí-lo em DVD.


Kung Fu Panda fala de um Panda Gordo chamado Po que acaba sendo apontado pelo maior mestre das artes marciais como o escolhido para defender o vale em que vive de uma ameaça que está por vir.



Alguns já sabem da minha fobia atual por comparações de filmes, mas agora eu posso dizer com toda a certeza, Kung Fu Panda é o meu favorito dentre todos os filmes da Dreamworks e é o que certamente abandonou todos os "tiques" que "famosaram" o estúdio e deixou a história e sua sinceridade falar e divertir por si só.

É uma extensa homenagem a este mundo do Kung Fu, mas o é como um filme inteiro e não em querer reproduzir uma cena igual a um filme pop de uma hora pra outra em um pequeno momento, como seria de esperar em um filme de dreamworks, aliás, isso não acontece hora nenhuma no filme o que deixaria um desavisado quase que sem nenhuma ponte de ligação para levantar a hipótese de que este filme foi produzido pelo mesmo stúdio de Shrek.



Olhando pelo ponto de vista racional, se alguem lhe disser exatamente quais são os pontos cruciais do enredo(tirando as reviravoltas finais em detalhes) você certamente diria que é uma história clichê, já contada, nada de novo e etc.. e é aí que está o problema em julgar Kung Fu Panda e esta história de clichês que parece ser uma coisa que os cinéfilos tem fobia: o clichê em si não é um mal se bem utilizado a ponto até mesmo de seu 'sentido maléfico' se diluir, é algo como "porque reclamar de algo que já foi usado outras vezes quando aqui funciona melhor do que em praticamente todas as outras?"

Por isto Kung Fu Panda funciona e muito bem em sua abordagem, ela está fora de truques visuais ou de narrativa, mas os elementos funcionam muito bem juntos o que resulta num filme prazeroso que dá muito gosto de ver.


Po em um de seus muitos, muitos e muitos momentos de aprendizado


Algumas cenas são sublimes, não necessariamente diferentes de tudo o que você já viu, mas sinceras com o tipo de emoção que querem evocar, pra ser mais específico, a cena do mestre tartaruga e sua 'levitação'(a fim de evitar spoilers vou deixar o detalhamento só até aqui, mas quem já assistiu ao filme já deve imaginar de qual cena estou falando) me deixou quase com lágrimas nos olhos, não é o tipo de coisa como nunca vi igual antes no cinema, mas alí, naquele filme, naquele instante, a idéia caiu como uma luva, foi emocionalmente convincente e etc..


O que eu gostei muito em particular da abordagem do personagem é mostrá-lo como um fanboy de kung fu, do tipo que ama aquilo, mas tem em si que não possui a capacidade de fazê-lo, na cena em que ele pela primeira vez entra no santuário dos guerreiros do vale isto fica evidente, lembra bastante o esteriótipo do nerd fã de ficção científica por exemplo, foi uma sacada bacana.


A parte técnica do filme é completamente fantástica, as cenas de luta é de uma técnica e vigor espetaculares, pretendo assistir todas elas em câmera lenta só pra estudar a animação dos golpes e a decupagem das cenas, a direção de arte é nada menos que maravilhosa, a trilha sonora é muito boa também e a sequência inicial em animação 2D é um show à parte.


visual absurdamente fantástico


Esse é o principal valor de Kung Fu Panda, ele não quer mostrar: "olha como eu sou diferente", mas quer fazer você ter apego pela trama, não porque os personagens são "palhaços"(e realmente estão longe disso, são divertidos, mas não engraçados de uma forma particular que se espera de um filme da DW) mais acima de tudo porque são carismáticos, por isto Kung Fu Panda é um passo à frente de tudo o que a Dreamworks já fez até hoje, tanto narrativamente quanto tecnicamente.


Nota: 8


leia outras resenhas de animações clicando aqui

Nenhum comentário:

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br