_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tutorial: Como copiar fazendo os jogos gravarem num Flashcard EZ-Flash 4 para Gameboy Advance

ufa! um post específico do específico! -



ps: este post já foi escrito a um bom tempo, mas nunca achei se valeria à pena postá-lo ou não, mas enfim, agora foi e ta fuído.

Olá, neste post eu pretendo apresentar um tutorial de como usar este cartuchinho abençoado e evitar as dores de cabeça que praticamente todo mundo que resolveu ter este flashcard em específico passou, tudo o que você precisa saber para fazer sua infinidade de jogos de Gameboy Advance rodarem pelo seu flashcard e salvando está aqui, no mesmo post e sem muitas complicações.


Todos ja devem saber que eu sou um pobre que não pode/tem "força de vontade" pra comprar um PSP ou um DS, neste caso eu como um bom nintendista não podia deixar de ter um portátil da Nintendo e acabei tendo a idéia de pegar um Gameboy Advance com um abençoado flashcard.

Para quem não sabe, flashcard é um cartucho nos mesmos moldes de um original de gameboy, mas com uma pequena entrada ao lado para entrar um cartão de memória micro SD, neste cartão é possível se colocar ROMs de GBA e o portátil as emula, ou seja, você com um cartucho desses teoricamente pode jogar uma infinidade de jogos de GBA sem precisar ter os cartuchos.

Falo teoricamente pois uma parcela das roms apresentam problemas na hora da emulação, algumas nem iniciam o jogo, outras apresentam problemas de tilt em determinadas telas e outras funcionam perfeitamente exceto pelo fato de não "gravarem" o jogo, mas não se preocupe, a taxa de ocorrência destes problemas é bastante pequena, principalmente a de ROMs que não iniciam, já os problemas de save afetam aproximadamente 10% das ROMs com jogos de memória(exemplos: roms de Advance Wars e de Tony Hawk's pro skater 2).


Mas não se alarmem, um flashcard ainda assim é um investimento muito bom pra quem é amante de joguinhos, dá pra se divertir e muito com a extensa biblioteca de jogos bacanas de GBA.


Mas enfim, muitos me indagaram do porque eu peguei um GBA, "portátil arcaico" que em seu principal(e mais bonito) modelo nem luz interna possui(cagada colossal da Nintendo, admitamos) quando eu poderia com um pouco mais de grana adquirir um Nintendo DS, a resposta é simples: ainda não fui com a cara do DS e acho ele um console muito pobre pra rodar jogos em 3D, algo como um playstation 1 com pobreza de texturas, ou seja, muito ruim mesmo, contra a qualidade do PSP por exemplo.


autor: Jonathan Rodrigues, todos os direitos não reservados

Achei que o que o DS me ofereceria de diversão estaria não muito acima do que eu aproveitaria com um GBA, fora que eu teria problemas pois o flashcard de DS não emula as roms de GBA e eu teria que ter um emulador de GBA dentro do flashcard de DS o que não me parecia ser uma coisa tão simples, mas o motivo principal foi mesmo eu não poder jogar meu querido Pokémon Gold e tranferir as criaturas para o Pokémon Stadium 2.

Bem, essa foi minha opnião na época que comprei, hoje em dia percebo mais as vantagens de um DS, mas isso não interessa mais, heehe.



ps: convenhamos também que o DS(o original pelo menos) é um bixo muito do feio, ainda mais perto da beleza do 3° portátil da nintendo e de seu concorrente direto, o PSP.


enfim, vamos ao que interessa:

TUTORIAL DE COMO SE USAR UM FLASHCARD EZ-FLASH 4


Não se assuste, olhando objetivamente para os pontos, não é complicado colocar suas ROMS num flashcard e jogar os jogos gravando, mas é necessário atenção aos passos.


Eu pesquisando nos fóruns para saber que flashcard comprar, foi quase unanimidade entre as discussões que o melhor deles é o EZ-FLASH4, portanto optei por este.


Um problema de cara que eu achei é:

Você pode pegar as suas roms, passar para o cartão, ligar o console e jogar, mas apenas este procedimento não garantirá que seus jogos gravem, para isto é necessário todo um processo que eu quebrei a cabeça para descobrir todos os passos dele, pois em lugar nenhum eu achei uma explicação de como fazer isto de A a Z, fui coletando as informações de como fazer cada coisa(fazer os jogos resetarem no console, fazer os jogos gravarem e etc..), por isso para facilitar a vida de futuros adquirintes do Ez Flash 4 resolvi juntar todas estas informações num tutorial só.


Calma que a coisa é bem simples e a falta de informação só fez eu dar voltas e voltas pra chegar nisso aí:


são apenas 2 PASSOS:


CONVERTER AS ROMS PARA O CARTÃO: Para suas ROMS salvarem é necessário uma alteração nas mesmas, para que elas ao serem finalizadas no portátil, alterem um arquivo de save com as suas novas alterações no jogo(alguma fase nova que voce passsou e etc..) e possam ser finalizadas(tanto para conseguir gravar os saves, quanto para você não ter de ligar e religar o aparelho toda vez que quizer trocar de jogo), assim como em um emulador usado no PC.

Para isto há um programa chamado Ez_Client(que pode ser baixado aqui) que faz a conversão das ROMs originais para novas ROMs alteradas, é possível se converter muitas ROMs de uma só vez(só não extrapole, mais de 40 roms na lata acredito que o programa apresente 'piti' na hora de executar), portanto não é um processo demorado.

Jogue as ROMs convertidas para uma pasta e depois as pegue e jogue diretamente no cartão micro SD que você usará no flashcard, não utilize nome de arquivo com espaço e caracteres especiais, por isto renomeie as roms para nomes de sua escolha(ex: "ShiningSoul2.gba"), agora vamos para o segundo passo.




CRIAR OS ARQUIVOS DE SAVES DE TODOS OS GAMES: está é a parte que vai exigir um pouco mais de trabalho, mas comparado às voltas que eu dei é bem simples.

Os jogos carregam seu arquivo de Save numa pasta chamada SAVER dentro dos diretório em que a ROM está, é um arquivo que deve estar com o mesmo nome da ROM e a extensão ".sav". Infelizmente o flashcard não cria este arquivo automaticamente, portanto você deve criar manualmente o arquivo ".sav" para cada ROM com o mesmo nome e colocá-lo dentro da pasta SAVER.

Chegar ao arquivo teoricamente seria um processo lento pois você deveria gerar o arquivo .sav em um emulador e convertê-lo para o arquivo .sav(através deste site) suportado pelo flashcard, isto para cada ROM, mas não se desespere pois com um arquivo .sav de uma ROM é possível renomeá-lo para o nome de todas as outras, e para facilitar mais ainda, através deste link você poderá baixar um e só renomeá-lo para o nome de ROM que você quizer.


Portanto resumindo, baixe este arquivo aqui e o coloque com os mesmos nomes das ROMs numa pasta chamada SAVER dentro do diretório das ROMS.


exemplo padrão de como ficará seu diretório do micro card SD


UPDATE [17/08/2010]

ps: o leitor Brunno me deu a dica de que o EZCLIENT automaticamente cria no C: uma pasta chamada saver com todos os arquivos de saves de todos os jogos convertidos, portanto pra quem quizer tentem ver se funciona já que não testei ainda.


Organizando assim suas ROMS, basta agora colocar o seu micro card SD no EZ-FLASH4 e começar a jogar, seus games terão a função reset(se você apertar ao mesmo tempo CIMA + L + A + B) e gravará o progresso do jogo, a não ser claro nas poucas roms que apresentam defeito de não gravarem(como os já citados Tony Hawk's 2 e Advance Wars, só para citar os games mais importantes que infelizmente possuem este problema).

Lembre-se de finalizar(com o CIMA + L + A + B) toda vez que terminar de jogar um jogo, pois ao fazer isso o flashcard leva alguns segundos atualizando o arquivo de save e guarda o seu progresso no jogo. ao desligar o portátil e ligá-lo de novo logo depois isto também acontece, mas é recomendado, até mesmo pela comodidade se usar a "função reset"(a não ser que o reset de tal rom por algum motivo não funcione).


só mais um pequeno detalhe:

Se você por acaso for colocar mais de aproximadamente 50 roms no card, lembre-se de usar pastas diferentes. motivo? quando o flashcard lê uma pasta com mais de 50 arquivos ele dá um bug que deixa de mostrar várias das ROMS(aparece o ícone sem o nome da rom e sem ser possível executá-la), portanto se você for colocar muitos jogos os organize em pastas, eu por exemplo tenho 140 jogos e uso PASTA 1, PASTA 2 e etc..


o filho nasceu!

Então é isso, qualquer dúvida deixem um comentário que eu respondo, dicas para melhorar o artigo também são bem vindas e espero ter ajudado.

Abaixo vai uma lista com vários dos meus jogos favoritos, do tipo imperdíveis pra quem tem esse "brinquedinho", vou citar só os games próprios do portátil, mas é só pegar qualquer jogo que seja relançamento de SNES ou Mega Drive que também é diversão na certa(como o melhor game do mundo: Yoshi's Island):


- Advance Wars (não funciona com save)
- Crash Bandicoot: The Huge Adventure
- Dragon Ball Advance Adventure
-
Final Fantasy Tatics Advance
-
Fire Emblem
-
Golden Sun
-
Mario e Luigi: Superstar Saga
-
Mario Kart Super Circuit
-
Mario Pinball Land
-
Metroid Fusion
-
Pokémon Ruby / Saphire
-
Sonic Advance 1 e 2
-
Street Fighter Alpha 3
-
The Legend of Zelda: The Minish Cap
- Tony Hawk's Pro Skater 2
(não funciona com save)
- WarioWare microparty games

-
Worms World Party


boa diversão.

25 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se tem como conerter as minhas memorias do emulador que esta no meu (PC) E COLOCAR NO DS (FASENDO COM QUE PEGE NO DS AS MINHAS MEMORIAS!
tem como?

Jonathan Rodrigues disse...

cara, não sei te dizer, esse tutorial não é pra Flashcard de DS, pode ser que o DS funcione de forma semelhante ma snão posso confirmar.

mas de qualquer forma eu não consegui tranferir saves do emulador pro flashcard, nem nos sites que convertem, o flashcard semrpe abre como se não tivesse nada gravao no arquivo. a solução pra tu é jogar tudo de novo no proprio DS mesmo.

Motivos Para Estar Aqui disse...

Cara não estou conseguindo colocar os jogos no flash card,converto eles certinho mais na hora que coloco no GBA ou no ds aparece uma mensagem "Info: can't find Disk".Será que e meu flash card ou o adaptador e a micro card sd.

Jonathan Rodrigues disse...

Felipe, quando aparece essa mensagem geralmente é por causa do cartão que estaria com problemas.

confere se ele não está plugado corretamente ao cartucho, se estiver e ainda assim não funcionar tente usar outro cartão micro SD.

Anônimo disse...

Estava a procura de um tutorial destes há um tempo. Meus parabéns por ter feito todo esse trampo e ainda postar ele aqui para a ajuda dos noobinhos. Valeu!

Jonathan Rodrigues disse...

de nada, na verdade eu rodei e rodei até descobrir tudo o que devia fazer, nos mais variados fórums até descobrir a forma certa de mexer com esses saves.

é bom saber que estou ajudando alguns amantes de games.

Brunno disse...

Só pra te facilitar no tuto, está otimo. So que descobri um negocio, quando você usa o EZCLIENT, dentro de C: do seu computador é criada a pasta saver, com todos os savs dos jogos convertidos
Assim você nao precisa ficar renomeando o mesmo arquivo varias vezes, é so passar os arquivos que estão dentro da pasta saver do seu computador ^^

Brunno disse...

E també, pros jogos salvarem você tem que passar eles no GBATA um programa igual o ez client, ai ele salva^^

Felipe disse...

queria uma ajuda
fiz isso tudo ae q tu falo e deu certo tah salvadno td certinho
mas as roms maiores (tpo final fantasy tactics, riviera e kingdom Hearts) so rodam qunado aperta select e salva elas na nor

Mas agora tah dando erro falando que nao tem espaço na nor
vc sabe como arrumar esse erro?

Jonathan Rodrigues disse...

po cara, nunca vi isso que você falou não mas vou confirmar.

na verdade eu não tenho o kingdom hearts no GBA e o Tatics eu nem lembroi se ja cheguei a usar no card também, mas vou testar isos e ver o que dá.

Mf disse...

Opa Jonathan, bom?
Jonathan comprei esses dias meu GBA com o EZ, ai fui tentar colocar os jogos como voce explica no post somente dois do quinzes jogos pegaram deu erro de cheat sendo que nao coloquei nenhuma cheat durante o processo...tenho que fazer algo mais?...estou usando o EZ4_Client 1.03...Post ta de parabens perfeito me ajudou bastante. Abraço

Danielkun disse...

amigo tenho uma pergunta a fazer!

Se eu pegar o micro sd no celular nokia ou etc.. e passar os arquivos do GBA pro mini sd usando o cel como conector ao pc funciona??

Jonathan Rodrigues disse...

Daniel, salvo engano funciona sim.

porque o celular só vai servir de leitor pra alterar oa arquivos do cartão SD, o importante é que as ROMs estejam nele como mostradas.


Marcos, infelizmente eu não sei qual foi o seu problema, espero que alguem que saiba o ajude aqui nos comentários.

Hállen disse...

olá,tenho um save no computador do pokemon leaf green.jah fiz varias tentativas de jogar esse save no console usando o EzFlash4 mas ele nao reconhece.dai surge a pergunta:
é possivel jogar um save do computador no game boy?

Jonathan zzz - o Toon Link do Clímax disse...

Hállen


infelizmente eu não sei. pelo que percebo o save do flashcard funciona à parte, você cria um arquivo que ele altera, mas só funciona nele. já tentei fazer isto com um save meu de emulador mas não funcionou, ele semrpe trata o save como um save novo.


mas mesmo asism você pode tentar, talvez eu tenha feito algo errado, esse site diz que mexe com conversão de arquivos de save, tenta usar ele e ver se funciona, infelizmente eu não consegui:

http://shunyweb.info/convert.php

Molusko disse...

olá amigos fãs de game boy.quem deseja jogar jogos de gbc no seu ez flash e nao conseguiu agora eu tenho a soluçao!
e simples se seguirem os passos direitinho.
usem um programa chamado goomba front color.ele faz uma conversao do jogo o transforma em arquivo gba.
agora,sigam os passos do programa:
abra o executavel do goomba,depois clique em select emulator file.
nele vai aparecer as opçoes de emulaçao q tem no emulador do cartucho e clique na opçao goomba.gba
depois clique em select output file:escreva apenas o nome do jogo.
ps:nao precisa ser exatamente o nome da rom.coloque apenas para identificar o arquivo.
logo após em baixo vai ter a opçao add Gb/GBC Games:nessa parte vc vao dar o diretorio do rom.quando o achar a pasta vai aparecer na lista todos os seus arquivos gb/gbc que vc tiver,depois clique no qual vc quer converter e clique em add e a rom consequentemente vai aparecer na caixa branca.
depois clique em compile q vai estar na parte inferior do programa.
ps:deixe a pasta onde esta o programa aberto,pois a rom convertida vai estar lah dentro,e aconteceu alguns erros de tipo a rom nao ter aparecido nela,e por precauçao deixe a pasta aberta.
parte final: isto é importante.no blog q eu achei essa informaçao eles disseram q o programa automaticamente faz com q a rom fique em extensao gba,e isso é mentira!o programa so altera o arquivo deixando ele sem extensao nenhuma.por isso faça o seguinte:
vá no arquivo convertido aperte f2 e acresvente no nome a extensao .gba.depois nao se esqueça de converter com o ezcliente da msm forma q converte qualquer rom gba.
jogue no cartao e crie a pasta saver e pronto é só jogar!!!
jogos q funfam zerado nas quais eu testei:
pokemon yellow
pokemon silver
pokemon gold
yugioh - dark duel stories
ps:o pokemon crystal infelizmente fica com erros.ele roda sem travar mas fica com destorçoes nas cores.fikei mt triste com isso,mas o pokemon gold e mt bom tbm.
Espero ter ajudado nesse tutorial aqui da msm forma na qual esse tutorial me ajudou mt abrigado e bons jogos!!!vlw,abraço.

Molusko disse...

ah,o link do goomba front esse ta pegando zerado!!!é só baixar.
http://www.dwedit.org/gba/goombacolor.php

JULOT disse...

OLA', E PRA QUEM TEM MAC COMO QUE FAZ?

Anônimo disse...

Boa noite amigo! Estou precisando muito de sua ajuda. É o seguinte, estou com 1 gravado de FF4 (Final Fantasy IV) no meu EZ-Flash IV, daí do nada o jogo ñ tem + load game, só aparece new game, + na pasta save tem 8 save de FFIV, 1 save de kingdom heart e 3 save de Metroid: Zero mision. Todos seves são meus q eu fiz + ñ está pegando + nenhum. POR FAVOR ME AJUDA.

Anônimo disse...

Yoo Boa noite.. opa eu comprei o EZ Flash IV para Gameboy Advance esses dias. passei os roms tudo certinho pro ez flash.mais o problema é que depois de eu clico no jogo ele carrega certinho mais depois não apareçe nada a tela fica branca.. com todos os jogos ? sabe oque seria ? problema no ez flash ou no GBA ou nos roms ?

Anônimo disse...

ola,eu tenho um gba sp,e pretendo comprar ez-flash IV,e gostaria de saber se em jogos como pokemon fire red e pokemon gold eu posso salvar no save do menu do jogo mesmo,ou devo utilizar o save do emulador? se puder me responder,eu ficaria agradecido

Anônimo disse...

Anônimo de cima, jogos de GBC ou GB são mais complicados, o emulador gerencia o save e mesmo assim você deve fazer com que a rom que o emulador cria tambem salve pelo Ez-flashcard.

Procura outros tutoriais na net que tem um que ensina, mas eu mesmo nunca consegui fazer os jogos de GBC salvarem.

Anônimo disse...

Meu Yoshi Island não que funcionar, ele estava ok, depois que salvei um jogo na memória do Ez Flash [Mother3] o Yoshi Island não abre mais, fica dando uma tela preta. Só consigo abrí-lo salvando ele na memória do Ez-flash. Alguém me ajuda a resolver isso...

Anônimo disse...

Bom dia tenho o EZ-Flash 4 e o 1 aquele transparente de até 2gb, mesmo fazendo o comando (CIMA + L + A + B) para função reset, ele não volta para o menu dele para mudar o jogo no NDS Lite ou essa função reset só funciona no GBA

Anônimo disse...

Olá, meooo que tutorial animaal! Parabéns!

Quanto custa um Flash card? Onde adquirir um?

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br