_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sábado, 10 de abril de 2010

Rapunzel vs Tangled

a polêmica sobre o novo título do próximo clássico Disney


A Disney que está trabalhando na adaptação cinematográfica de Rapunzel em animação(no caso animação 3D já que Rapunzel faz parte dos projetos iniciados antes da Disney voltar a direcionar seus esforços à animação 2D novamente), divulgou recentemente uma notícia que jogou um balde de água fria em todos os fãs do estúdio e sua política de "filmes de princesa"(inclusive eu), Rapunzel, o clássico tão aguardado pelos fãs e alardeado como um dos melhores filmes já feitos pelo estúdio baseado em contos não se chamará Rapunzel e sim... Tangled!

É uma decisão triste à primeira vista falando como fã, mas antes de só meter o malho e xingar todo mundo vamos ver o que pode ter motivado a mudança: dizem ser o motivo óbvio, Rapunzel é declaradamente um filme de princesa, baseado numa historia clássica e que hoje em dia é visto como algo "infantil" e "do passado" já que a onda agora são animações cheias de piadinhas e por vezes "humor adulto", até quando ele se mostra de extremo mal gosto(Robôs é o exemplo! ROBÔS!). Não só isso, a mudança do título foi para aproximar o publico masculino.


Pode parecer uma alternativa eficiente, mas não resolve, só fez a Disney perder o respeito de seu público garantido.

Primeiro porque o título Tangled é muito confuso, não tem tradução literal(pode ser emaranhado, embolado, confusão, entre outras coisas, certamente uma alusão ao cabelo de Rapunzel e sua relação com o príncipe da história) e é meio que uma forma de esconder qual é a do filme, e convenhamos, em época de internet poucas pessoas vão ao cinema pra ver um filme baseado só no titulo, eu acho que essa mudança só piora a situação, além do mais, no próprio Brasil o título nacional do filme ao que tudo indica continuará sendo Rapunzel.




O que esses executivos tem que entender é que, o maior publico do filme são os saudosistas, e claro, o publico infantil.

Rapunzel tem todo um potencial nas mãos, foi tão bem recebido em sessões testes que certamente será um sucesso de crítica onde o boca-a-boca pode fazer diferença, como no caso de Como Treinar o seu Dragão, não só isso, tem uma fatia de publico que está esperando por esse filme, seja por gostar de desenhos animados, ter crescido 'com a' Disney e por isso aguardar mais um filme ao estilo antigo, ou mesmo pros cinéfilos em geral que se, principalmente, o filme for sucesso de critica, irão prestigiá-lo.

Mudar título não adianta, só vai diminuir o filme e sua identidade diante do público, seria melhor a Disney se assumir logo com o que esse filme representa ao invés de usar uma estratégia falha e com resultados tão inexpressivos que não compensam a perda do grande alvo desse filme, as pessoas que querem ver a Disney voltar a seus grandes momentos, nunca escondendo os filmes que fazem, e fazem bem.



Resumindo, eu concordo com certas opniões que li que foram curtas e grossas: a Disney tem que saber qual é seu público alvo, querer agradar a todo mundo pode fazer a coisa ser bem pior, pra todo mundo, tem que se decidir se agradar ao publico que a Disney ja tem nas mãos ou agradar o publico mais interessado em comédia/ação, tem que decidir se o foco vai ser mesmo as personagens femininas como sempre geralmente aconteceu ou não, enfim, assim do jeito que está, não dá certo e tentar camuflar um filme pode ser inútil e ainda frustrar o verdadeiro publico-alvo.


Mas é oficial, os produtos sobre o filme já estão aparecendo(como pode ser visto no vídeo abaixo) e realmente a mudança foi definitiva.





Veja a sinopse de Tangled segundo o produtor Roy Conli, retirada deste post no site Animatoons.

"No nosso filme, o infame bandido Flynn Rider encontra seu par na garota com mais de 20 metros de cabelo dourado mágico. Nós estamos nos divertindo muito ao juntar Flynn, que já viu de tudo, e Rapunzel, que esteve trancada numa torre por 18 anos."

Tangled está previsto para estreiar no fim do ano.

 
 

3 comentários:

Patrícia Andréa disse...

Nossa, Rapunzel... Qto tempo tem q não ouço falar dela! rs Adorava a história!
Viu, tem um questionário lá no meu blog (da minha monografia). Se vc quiser/puder, dá uma passada lá e respond (e tb se quiser/puder, repassa e fala pro pessoal deixa a resposta lá no meu blog).
Bjaum e bom domingo!

Vivi Ferreira disse...

então...

eu já nao sei de mais nada, e independente do titulo pra mim ele continuará sendo rapunzel hahahaha

Pulga disse...

É, obóviamente o título será Rapunzel aqui, mas não vejo porque mudarem o título lá nos EUA.

Bem, eu assisti muitos filmes desses da disney. Antigamente no Extra tinha uma sala para crianças, com lanche e tudo, e os filmes eram como a Pequena Sereia e outros tediosos. O que valia lá era o salgadinho gratuito e infinito, haha.

Não é minha prioridade minha assistir a este filme, mas tentarei ver. Realmente, a Disney está querendo refazer os classicos... Mas porque todos querem remakes/reboots agora?

Quanto ao publicO... Provavelmente será para todos, para lucrar mais. É o mesmo com Shrek e outras animações "engraçadinhas" para crianças mas que são mais para os adultos (vide a Era do Gelo e Coraline).

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br