_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A DreamWorks NÃO está "mudando"

e possivel/provavel-mente nem quer


Ultimamente muito tem se falado em resenhas e textos sobre Como Treinar o seu Dragão que a Dreamworks caminha para um amadurecimento. Para mim a coisa não é bem assim.

O que está ocorrendo na Dreamworks é uma postura de abertura para outros tipo de filmes, é uma atitude corajosa, isso é o que mais admiro, mas não quer dizer que todos os novos filmes apresentarão as mesmas "qualidades" dos anteriores, qualidade aqui falando mais do estilo "mais em prol da história e menos em prol das piadas fáceis" já que esse é o real motivo do bafafá que se está falando em relação ao futuro da Dreamworks, mesmo que eu não concorde que a qualidade em si não esteja só aí, até porque gostei muito de vários filmes da DW pré-Kung Fu Panda.


Como treinar o seu dragão foi o catalisador dessa idéia, Kung Fu Panda já dava ares de que a DreamWorks estava andando por um caminho diferente, que estava dando vasão a uma "pixaridade"(o termo é escroto, o uso também, mas deu pra entende ra idéia, heheh), mas o filme de Chris Sanders e Dean DeBlois foi o principal responsável por essa visao do público mais atento por praticamente "jogar no lixo" todos os detalhes que faziam a DreamWorks ser reconhecida como o estúdio dos personagens "radicais".




Como falei um pouco na minha resenha do filme, Como treinar o seu dragão é dirigido por profissionais renomados recém-chegados à DreamWorks, Chris Sanders e Dean DeBlois, acostumados com o estilo da Disney e visivelmente descomprometidos com padrões ou acomodação narrativa, vide a competência de encabeçarem o projeto de Lilo e Stitch, Sanders e deBlois chegaram a DW por cima, já pegando projeto e pelo visto recebendo todo o apoio da direção do estúdio, de certa forma a DreamWorks sabia que tinham ouro nas mãos ao contratarem estes caras, foi um benefício para os dois lados, Sanders e DeBlois embora pegando um projeto já enraizado e não original da dupla puderam livremente adaptar da melhor forma a história para o cinema e a direção doe stúdio colheu os bons frutos de deixar o projeto totalmente nas mãos dos caras, com um filme que conquistou o público e principalmente a crítica.

O que digo é que Como Treinar o seu Dragão é um caso à parte, não significa mudança total na DreamWorks, e nem acho que deveria, os trailers dos próximos lançamentos, Shrek para Sempre e Megamente estão aí para provar, eles mostram a velha DreamWorks de sempre, que pode divertir pra caramba, ou em porporção menor, mas lá com seu estilo.

Eu sempre defendi a forma como o estúdio de AntZ fazia seus filmes, por mais que eles fossem alvos de brincadeirinha e etc.. e nem agora mudo de opnião, e bom saber que a DreamWorks está abrindo caminho para a criatividade de quem encabeça seus projetos, isso só tende a melhorar a qualidade dos filmes, é bom que isso fará mais filmes como Como Treinar o seu Dragão acontecerem, não por serem "mais pixar", mas por serem o que de melhor e mais divertido podem extrair das histórias e propostas, nem que pra isso os filmes precisem ter animais fofinhos falantes fazendo palhaçada ou não.

 
 

2 comentários:

Paulo Soares disse...

Deus queira mesmo que a Dream não mude, até porque acho que seria um erro querer agora desfazer a identidade com que construiu o estúdio,e refazer outra, ainda rivalizando com a Pixar.
Mas como bem já citou, os outros trailer mostram que não mudarão, eles apenas estão apliando os horizontes.
Gostei muito de Kung fu panda, e só veio a somar nas listas de acertos do estúdio. Como Treinar seu dargão ainda não pude ver, porém ao que parece ter sido outro acerto. Então que continuem assim, nunca perdendo as suas raízes claro.

Agora, bem que a Pixar meio que poderia fazer uma caminho inverso também não? Explorar mais uma lado Dreamworks dentro dela...rsr

Enfim...pontual análise Jonathan.

Abraço!

Vivi Ferreira disse...

amo demais "como treinar o seu dragao" e espero que a dreamworks continue neste nivel nos proximos trabalhos, mas sei que nao será bem assim
bjokas,
vivi

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br