_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

segunda-feira, 1 de março de 2010

Cinema-Crítica: Coraline

Selick de volta em sua melhor forma


Em 1993 Tim Burton produziu uma de suas melhores histórias, foi um filme stop-motion chamado O Estranho Mundo de Jack o qual Burton não dirigiu embora tenha escrito o roteiro e desenhado os personagens, quem ficou com a direção foi o perito em animação stop-motion Henry Selick do qual praticamente foram tirados todos os méritos de ter confeccionado uma das melhores animações da história a tranferidos totalmente para Burton(alguns até hoje não sabem que Selick dirigiu "O estranho..."). Mas mais de 15 anos depois, e depois de outros trabalhos menores, Selick volta a fazer mais uma grande obra que me muito me surpreendeu e mostrou para todos que acima de tudo, ele é o grande diretor que não teve o reconhecimento devido.

Assim como O Fantástico Sr. Raposo, Coraline é uma animação que já venho esperando a tempos, o poster teaser já me deu calafrios e desde aquela época ja me interessei muito pela história da menina que encontrava uma porta que levava a outra realidade onde seus pais tinham botões no lugar de olhos, mas como todo stop-motion, o filme demorou tempos e tempos a sair, mas eu sempre de olho, principalmente por ser fã de animação stop-motion e do estúdio Laika.

Para quem não sabe: Coraline é uma adaptação de livro honônimo de Neil Gaiman.



Vamos ao ponto mais importante: Coraline é complexo, é um filme de conteúdo em toda a sua amplitude e isso o difere e muito da enxurrada de desenhos que chegam aos cinemas todo ano, é um filme de história, de atmosfera e de personagens, é o puro cinema clássico em contraste com a "Dreamworkização", deixando claro que curto os filmes de dreamworks, mas nem por isso deixo de dizer que felizmente coraline aponta para uma direção completamente oposta.

A história, a forma como Selick retrata os elementos que a fazem funcionar e salienta em sua construção do filme e os personagens muito legais alicerçam Coraline e o elevam ao seu alto nível: uma história contada com boa qualidade e em muitos pontos, coisa que enxer os olhos.

Por mais que a história pareça batida, os detalhes, o cuidado em contála e o fato de, em essência, ela ter muitos detalhes novos fazem a história de coraline parecer imprevisível mesmo para um publico mais experiente.



Tecnicamente Coraline é também brilhante, é talvez o filme em stop-motion mais refinado que já vi e ao que parece o mais difícil de ser feito também, o trabalho com cores dos ambientes, o design dos bonecos, a animação fluente, os efeitos bem encaixados, tudo isso faz Coraline ser tecnicamente irrepreensível, outra prova do talento de Selick e que o faz ser um mestre em contar histórias através do stop-motion, a trilha sonora é outra coisa maravilhosa.


Não vou dizer que não é um filme para crianças por ter seus elementos sombrios(e a ironia está no fato de ser um filme bem colorido, afinal o "sombrio" hoje é muito fácil de fazer), eu acredito na maturidade do público jovem para histórias bem contadas e acho que elas podem fazer as crianças se encantarem por um filme como este, ainda que seja de certa forma assutador, e assim como muitos 'clássicos de infância' de muita gente são, portanto não é um filme para um público recém saído das fraldas, mas pode ser assistido por crianças lá dos seus 8-12 anos sem problema algum e é até bom para a "saúde cinéfila" que elas assistam filmes assim.



Coraline é "o" filme caso você queira voltar a sensação pura do cinema, de sentir prazer em cada quadro, de estar vendo uma história que por mais que você pense ser algo já batido ainda lhe dar ar de novidade, se você pretende não ver porque cansou de "histórias de portais para mundos mágicos", sugiro que mude de opnião porque provavelmente irá se surpreender.


Nota: 8

leia outras resenhas de animações clicando aqui

4 comentários:

Macaíba, o Caipira disse...

Sou fã do Gaiman e me sinto um merda por ainda não ter lido / assistido Coraline. >.<

Anônimo disse...

'Up' é muito bom. 'O Fantástico Sr. Raposo' é excelente. Mas na minha opinião nenhum deles se compara á 'Coraline'.

E que cada vez mais Henry Sellick nos surpreenda com seus filmes em stop-motion!!

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Pulga disse...

Excelente critica jonathan (mais uma vez, rs). Ainda não assisti ao filme, me esqueci completamente deste, mas irei assistir agora que lembrei.

Mas eu li o livro. É muito bom, é uma versão mais dark ainda do que alice do tim burton. Como você disse, é complexo, não é uma coisa para crianças. É Neil Gaiman cara, não Xuxa! A trama é boa, a história é bem contada e prende a atenção.

Falaram que o filme em 3D era muito massa veístico. Mas todos os filmes dessa geração massa, véio são em treisde, então tanto faz.

Quando assistir ao filme, voltarei para comentar mais.

Abcs

E passa lá :P

http://moviment0.wordpress.com/2010/03/02/viagem-no-tempo-so-no-cinema/

O Cara da Locadora disse...

Sem dúvida uma excelente animação... E com certeza cumpriu o papel de dar notoriedade ao já sensacional Selick...

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br