_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

domingo, 28 de fevereiro de 2010

[Atualizado] Os melhores do Animamundiweb 2009

e como participar do concurso


Este post é sobre a premiação Animamundiweb, para curtas de animação feitos para a internet, a premiação é boa por dar um espaço para quem trabalha com animação em flash(eu participei da edição 2007 com o curta Inteligência vs Velocidade e fiquei entre os finalistas), vou comentar as que pra mim, foram as melhores animações do concurso ano passado. A lista de todos os finalistas de 2009 pode ser vista aqui, o link direcionará para uma animação aleatória, os links mais abaixo são direto para os respectivos curtas dos quais vou falar.


Esta é a lista das que pra mim foram as 5 animações mais interessantes entre os 20 finalistas de 2009(sem ordem de preferência), clique nas imagens para assistir:


Cidadão de papelão (Brasil)
esse curta é fantástico, as tiradas do uso estético das palavras, a fluidez com a musica e a execução, sensacional.



A metade do amor (Argentina)
animação interessante e muito bem executada.




Pimienta (Argentina)
curta tecnicamente muito bom e com boa dose de humor, curto muito o trabalho específico de desenho e efeito de pintura dos cenários, a animação também é ótima.


Rato Jorge em Juca é uma peste (Brasil)
esse desenho exala toda aquele tipo de humor exagerado que gosto muito, além da dublagem carregar boa parte da comicidade e ser auxiliada pela competente animação.


Seja minha noiva (República da Coréia)
um lindo conto sobre o amor e usa muito bem a técnica de animação sem uso de cores e só com as linhas dos contornos.


portanto se você não tem tempo de assistir a todos os curtas estes são os mais recomendados


Aproveito este post para divulgar o concurso Animamundiweb para quem ainda não conhece:

Para participar basta você apenas fazer sua animação em flash e increvê-la online quando começar o período de inscrições do concurso, é muito fácil e rápido.


Aí vão algumas recomendações prévias para quem planeja criar uma animação flash para se increver:
- faça uma animação flash e guarde seu arquivo FLA da versão final, o concurso não pede seu arquivo FLA(o que seria errado) mas sim um arquivo FLA com apenas um frame de sua animação apenas para terem certeza que você mesmo quem fez.

- faça uma animação que não fique pesada para ser visualizada aprox. com 330 pixels de largura.

- leia todo o regulamento da edição 2009 aqui, a edição 2010 provavelmente deve ser semelhante.

- as inscrições de 2010 devem começar por volta de meio de Abril e terminar fim de maio.

Acho muito importante divulgar pois encontrei o site do concurso meio que ao acaso(achei numa edição da revista Monet falando sobre animação se não me engano) e acho que quanto mais as pessoas que tem interesse em animação, mesmo que por hobbie, saibam sobre a premiação será melhor, ela ajudou muito no meu desenvolvimento trabalhando em flash, até mesmo por me inspirar no trabalho dos finalistas anteriores a 2007.

Qualquer outra dúvida sobre o concurso eu esclareço nos comentários.


Lamento não ter divulgado antes, devia ter feito este post a quase 1 ano atrás o que facilitaria a vida de quem planeja se escrever já em 2010 e só descobriu o concurso agora, infelizmente não deu pra mim jogar o post antes mas se você já tem um curta feito em flash também pode participar, o Animamundiweb não faz questão que as obras sejam originais e podem ser de qualquer ano, não necessáriamente 2010, e se você ainda não tem seu curta e pretende fazer é sempre bom já se agendar para participar em 2011, quanto mais tempo pra se dedicar a sua obra melhor.

Vale lembrar que também há o AnimamundiCelular, para curtas de 30 segundos feitos em looping, também é uma opção.

E não, definitivamente não terminarei A Impressora-Monstro a tempo para me inscrever este ano, as coisas estão difíceis pra mim e está complicado conseguir o tempo necessário para continuar a produção do curta, ou pelo menos não na velocidade que eu tinha em mente.

Mas é isso, por volta de Julho saem os finalistas desse ano.


UPDATE: o site do concurso fi reformulado e portanto os antigos links não funcionarão, acessem o link direto para o concurso(que agora fundiu as duas modalidades para apenas uma, Web & Cel) por este link.


Nenhum comentário:

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br