e o mundo perde um dos maiores nomes da animação na atualidade
É com grande tristeza que venho anunciar neste post que o diretor japonês Satoshi Kon, responsável por obras como Perfect Blue e Millenium Actress faleceu aos 46 anos, de acordo com notícia confimada pelo estúdio Madhouse (que lançou todos os projetos em longa-metragem de Kon), especula-se que a causa da morte seja por causa de câncer.
Estou muito, mas muito triste com a notícia, primeiro por ser fã do cara e seu trabalho com a Madhouse e também por causa de sua brilhante e jovem carreira onde lançou filmes maravilhosos (inclusive há quem diga que Paprika foi uma fonte de inspiração para o projeto de A Origem do Christopher Nolan)
Há de se encontrar semelhanças no estilo narrativo de Nolan e Kon já que ambos se comprometem em seus filmes a tratar com importância a mente humana embora Kon quase sempre trata-se da questão de sonho e ilusão.
Fora Perfect Blue (1998), Millenium Actress (2001) e Paprika (2006), Kon também foi diretor do longa Tokyo Godfathers de 2004 e trabalhou no segmento Magnetic Rose do longa Memories (1995) de Katsuhiro Otomo.
Com esta notícia lembro que no começo do Bloganimazonando fiz um post comentando a carreira de Kon com mini-resenhas sobre seus 4 longas e citando Paranoia Agent, sua série de TV (que por falta de tempo até hoje só assisti o primeiro episódio), pra quem se interessar pode lê-lo aqui.
Kon estava trabalhando em um novo longa-metragem que estava em pós-produção entitulado The Dream Machine (em inglês) e ainda não se sabe como ficará o projeto, e eu torço muito para que este filme tenha condições de ser lançado.
Termino esse post melhor do que nunca fazendo algo que sempre costumo fazer, recomendar o longa Perfect Blue que não é muito conhecido mas é uma das melhores animações que já pude ver, procurem e assistam embora certamente dará muita tristeza saber que o mestre por trás deste brilhante filme não está mais entre nós.
Um comentário:
É realmente uma grande perda para a animação. Tokyo Godfathers é um dos melhores filmes que eu já vi.
Postar um comentário