enquete: você já viu Perfect Blue? [/edição Dezembro/2008]
Esse post é pra falar sobre esse fera da animação que atende por Satoshi Kon
Baseado no romance honônimo de Yoshikazu Takeuchi, conta a estória de Mima, uma jovem cantora de um trio que decide abandonar o grupo para investir na carreira de atriz, Mima sente-se perseguida a partir de então
Logo em sua primeira investida, Kon já nos mostra um filme recheado de violência e nudez (vale ressaltar que nele está presente uma das mais memoráveis cena de assassinato que já vi em um filme/animação, e uma sequência de filmagem de uma cena de estupro pela protagonista que é "linda" por assim dizer)
Millenium Actress
Conta a estória de Fujiwara Chiyoko, Atriz que aos 70 anos concede uma estrevista a dois repórteres e relembra sua vida a partir de um objeto que lhe é entregue
Baseado em livro de Yasutaka Tsutsui, conta a estória de um Cientista chamado Dr. Tokita que cria uma máquina intitulada Mini DC que é capaz de entrar nos sonhos das pessoas; A máquina era usada para fins psiquiátricos através da Dra. Atsuko Chiba usando seu alter Ego no mundo dos sonhos: Paprika. A máquina é roubada e Paprika busca descobrir como, enquanto isso os sonhos e a relidade começam a se fundir
Aqui Kon joga toda a sua "narrativa mescladora" "na lata", assumindo agora ao pé da letra a mistura de realidade e sonhos
Talvez isso tenha meio que tirado o meu amor pelo filme, não que isso seja ruim, o fato de ser um filme que assume essa interação de sonho e realidade como algo "propriamente real", mas isso meio que tira um pouco do charme e..
Esse post é pra falar sobre esse fera da animação que atende por Satoshi Kon
Satoshi é um diretor exemplar, de marca própria, que tem na bagagem 4 longa-metragens excelentes: Perfect Blue (1997), Millenium Actress (2001), Tokyo Godfathers (2003) e Paprika(2006)
bem, ainda não vi Paranoia Agent, seu anime em formato de série que alguns afirmam ser sua melhor obra
Paranoia Agent, sabe-se lá quem é a personagem, que joça de bixinho é esse, cacetada! eu não vi essa bodega! alias... PORQUE RAIOS EU NÃO VI ESSA BODEGA!?!??!?!??!?!
Satoshi sempre trabalha com o estúdio de animação Madhouse, responsável por Death Note por exemplo(lá os caras dão atenção à expressão e movimento na animação, ao contrário de grande parte dos estúdios japoneses que tem seus animes fazendo sucesso), além de geralmente trabalhar com seu colaborador de roteiro Sadayuki Murai
Seus filmes geralmente abordam complexidade Psicológica, usa uma mesclagem de realidade e sonho/percepção e se centram fortemente em seus protagonistas
meu parecer sobre seus filmes :
Seus filmes geralmente abordam complexidade Psicológica, usa uma mesclagem de realidade e sonho/percepção e se centram fortemente em seus protagonistas
meu parecer sobre seus filmes :
Perfect Blue
Baseado no romance honônimo de Yoshikazu Takeuchi, conta a estória de Mima, uma jovem cantora de um trio que decide abandonar o grupo para investir na carreira de atriz, Mima sente-se perseguida a partir de então
Para mim o melhor de todos os seus animes, perfeitamente osquestrado, com um roteiro absurdo, Perfect Blue nos manipula até o fim da projeção com suas reviravoltas bizarras e cenas memoráveis, um filme que nunca deixará nossas lembranças
Logo em sua primeira investida, Kon já nos mostra um filme recheado de violência e nudez (vale ressaltar que nele está presente uma das mais memoráveis cena de assassinato que já vi em um filme/animação, e uma sequência de filmagem de uma cena de estupro pela protagonista que é "linda" por assim dizer)
acho que o filme não é nenhuma unanimidade entre a crítica(um exemplo é seus 64% de aprovação no Rotten Tomatoes) e do fundo do meu coração não entendo o porquê
nota: 9,5
Millenium Actress
Conta a estória de Fujiwara Chiyoko, Atriz que aos 70 anos concede uma estrevista a dois repórteres e relembra sua vida a partir de um objeto que lhe é entregue
Esta é outra anima incrível, difere bastante de sua anima anterior pelo fato de não ter o cunho sexual e extremamente violento, mas o lance da mesclagem de realidade e ficção continua e assim como anteriormente, de forma exemplar
Aqui temos uma estória de amor, centrada nos sentimentos da protagonista ao longo de sua vida
Trata-se do anime do cara mais adorado pela crítica a partir de "dados coletados"
Trata-se do anime do cara mais adorado pela crítica a partir de "dados coletados"
nota: 8,0
Tokyo Godfathers
Aqui temos a estória de 3 indigentes, uma garota que fugiu de casa para viver pelas ruas, um traveco e um beberrão de meia idade que encontram um bebê abandonado pelas ruas, cada um com seus motivos partem então na jornada de entregarem o bebê de volta e saberem o motivo de seu abandono
Acho que aqui está o elo fraco da carreira de Kon
Tokyo não é ruim, claro que não, mas mostra-se um filme meio boboca(adjetivo que adoro usar para descrever o filme) em muitos momentos, e acho eu, visivelmente o momento menos inspirado do cara
Tokyo se mostra desde os primórdios sinopticos como um filme que aparenta ser maduro, mas acaba não sendo, ou não tanto quanto parece ser
Embora nas suas circuntâncias, a estória acaba sendo não muito diferente das jornadas que costumamos ver(aqui no caso, especialmente de entregar um bebê de onde veio)
alguns momentos chega a ser sem graça e dar no saco toda a correria dos protagonistas e os momentos que mais parecem envolver o passado dos personagens (algo que esperamos nesse, já que é praticamete o que liga aos filmes anteriores de Kon) acabam se mostrando esquisitos e não são eficientes
alguns momentos chega a ser sem graça e dar no saco toda a correria dos protagonistas e os momentos que mais parecem envolver o passado dos personagens (algo que esperamos nesse, já que é praticamete o que liga aos filmes anteriores de Kon) acabam se mostrando esquisitos e não são eficientes
Enfim, por tudo que eu falei parece que o filme é ruim, mas acreditem, passa longe disso, tem seus problemas, mas ainda é em essência uma boa estória contada por um bom contador das mesmas
Infelizmente trata-se do anime mais conhecido de Kon, qualquer otaku por aí provavelmente já assistiu ou já ouviu falar sobre ele que também infelizmente fez mais sucesso por sua sinopse do que pelo que é em si(e inclusive sendo usado em larga escala para defesa do bordão: "anime não é coisa de criança" também por sua sinopse, sendo que esses chiliques são perda de tempo, afinal a animação em geral não é, foda-se quem não acha)
nota: 7,0
Paprika
Aqui Kon joga toda a sua "narrativa mescladora" "na lata", assumindo agora ao pé da letra a mistura de realidade e sonhos
Talvez isso tenha meio que tirado o meu amor pelo filme, não que isso seja ruim, o fato de ser um filme que assume essa interação de sonho e realidade como algo "propriamente real", mas isso meio que tira um pouco do charme e..
AH!
É frescura mesmo, fiquei um tanto coisa com o filme apenas por ele já se assumir assim, pois bem, acho ele incrível da mesma forma, mas isso meio que o desfalca de uma áurea de originalidade, mas enfim, isso não o prejudica em nada
Paprika é rico, emblemático, e muito, mas muito complexo e cheio de reviravoltas, fora que possuiu muitas citações à religiões e à cultura oriental o que deixa o filme mais difícil
nota: 8,0
__________________________________________________
Um comentário:
Boaaa Jonathan!
muito boa matéria!!
O melhor dele pra mim foi Paprika que dou uma nota 9,0
depois vem Perfect blue, nota 8,5
terceiro vem Tokyo Godfathers com nota 7,5
e quarto vem Millenium actress que nao gostei muito com nota 7,0
Postar um comentário