_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

quarta-feira, 17 de março de 2010

Mimimi[2] - Os vencedores do Oscar 2010

um mimimi explosivo. ahn? ahn?


Eu sei que estou atrasado e a essa altura todo mundo já esqueceu o que é Oscar mas... lá vai: Domingo(ou segunda da madruga, não sei ao certo que dia conta)[ps: não o passado, o anterior] aconteceu a cerimônia do Oscar 2010 e Guerra ao Terror sagrou-se o grande vencedor da premiação levando 6 Oscars(DROGA!), incluindo o de melhor filme e direção, vamos às considerações sobre a cerimônia.

Bem, a essa altura você já deve saber quais foram os vencedores, pelo menos das categorias principais, mas caso não veja a lista dos indicados aqui e dos vencedores aqui.


Pois bem, vamos à Guerra ao Terror. Ganhou 6 prêmios(filme, direção, roteiro original, edição, edição de som e mixagem de som) mas não mereceu nenhum deles, mas aí você vai argumentar: "ô Jonathan seu escroto! isso é algo subjetivo, você não pode criticar uma academia onde a maioria elegeu alguma coisa, é a opnião daquele grupo de pessoas", tudo bem meu jovem, mas excetuando-se as categorias mais subjetivas, como filme, direção e roteiro(embora roteiro não devê-se ser tão subjetivo assim, mas a gente está falando da academia de arte se ciências cinematográficas de Hollywood... puf puf), os outros 3 prêmios de Guerra ao Terror são "inverosímeis"(eu sei que com certeza o termo está sendo usado de forma errada, mas não penso em nada mais bonito e aparentemente inteligente para usar no começo da minha argumentação para valorizar minha opnião diante do receptor hehehheeh).


Alec Baldwin e Steve Martin: apresentadores mal aproveitados


Até mesmo uma pessoa que defende Guerra ao Terror vencendo a categoria principal, mas que tenha minimo interesse nas outras categorias, conhece o basico e sabe o destino delas durante todos estes anos de Oscar, sabe que Guerra ao Terror não é "técnica" suficiente para um agraciamento desses e o verdadeiro merecedor das duas categorias de som era Avatar, assim como a categoria de edição era de Distrito 9(e no "menos mal" Avatar) embora Guerra ao Terror seja foda nesse quesito.

O problema é esse, o Oscar assim como muita coisa ultimamente, só tem valor no exagero, dificilmente hoje em dia veremos filme ganhar o Oscar de melhor filme com 3 ou 2 estatuetas como já aconteceu muitas vezes antigamente, os votantes se sentem na obrigação de querer "expressar numericamente" o porque do filme preferido deles ser... bem... o filme preferido deles, aí a gente tem que engolir coisas como Quem quer ser um milionário ganhando tudo o que podia(não ganhou melhor documentário porque não concorreu heehheheheh) entre outras coisas.

Não sei.. mas acho que hoje em dia Oscar é mais hype, é mais modinha com determinados filmes do que querer antecipar o que de mais importante, significativo e bem executado o cinema entregou no ano de disputa, papel que ele ainda demonstrava ter até o início da década de 00(me sinto disconfortável escrevendo "década de 00").


Bigelow e os carecas dourados


Agora vou ser mais franco ainda sobre o que esse Oscar foi para mim: UMA MERDA!

Estou falando não só pelos filmes premiados mas pela cerimônia em si, mas como diria o piadista das piadas repetidas: "fazendo uma comparação a Fredie Kruguer vamos por partes":


Os Vencedores em geral

O Oscar aqui elevou ao máximo a sua mania ridícula de medir a qualidade da disputa pelos Oscars que o filme recebeu, não seria tão ruim se a gente não estivesse num ano tão disperso onde certamente vários filmes conseguiriam sua estatueta, isso era o esperado, mas não, o Oscar entregou tudo na mão de 2 filmes só por serem os que estavam "diretamente" na disputa pela categoria principal.

Aí o que aconteceu é que ficou naquela, Guerra ao Terror vence o que não merece, nisso pega estatuetas que iriam para Avatar e Avatar por sua vez pega estatuetas que iriam pra outro filme que ficou de bucha, por exemplo a categoria de fotografia que era mais do que esprado que fosse para A Fita Branca.

As atuações eu não tenho muito saco pra comentar, mas é só preciso ver o trailer de Um Sonho Possível para ter vergonha desse Oscar que deram para a Sandra Bullock.


A cerimônia

Fora isso a cerimonia foi uma merda tambem, o Oscar quis ser mais pop(começaram essa "luta" ano passado) mas acabou ficando ridículo e perdendo a pose que conquistou ao longo dos anos, colocaram um monte de astros teen pra apresentar prêmio, tudo bem, isso não é novidade, astros que passam longe de oscar nas apresentações, mas esse ano perderam a compostura, tava o elenco todo de Lua Nova e Hanna Montana lá! ahhahah que merda!

Porra, colocaram o Lua Nova no clip de filmes de terror! FILMES DE TERROR!

A apresentação de dança junto com as trilhas instrumentais ficou muito nada a ver e eles ainda cortaram as apresentações musicais das canções indicadas..

Certas categorias foi mó correria o anúncio, tipo melhor fotografia onde mal apareceu uma imagem de cada filme(onde o certo seria um mini-clipe ilustrando os trabalhos dos respectivos fotógrafos, ou pelo menos mais imagens da diversidade do trabalho).


Pra tornar a cerimônia mais "povão" o Oscar limou a homenagem que eles sempre fazem, o prêmio honorário no caso para Lauren Bacall, Roger Corman e Gordon Willis, em compensação fizeram um superclip para John Hugues, como se ele fosse mais importante que vários outros grandes mestres que morrem todos os anos e só aparecem em um segundo num video de homenagem comum(daqueles que mostram todas as celebridades que falheceram todos os anos).

Um negócio engraçado foi a rapidez com que Tom Hanks anunciou o prêmio de melhor filme, ele praticamente já chegou correndo dizendo: "se acalmem, se alcalmen, to chegando, Guerra ao Terror ganhou essa merda, pera aí, é Guerra ao Terror mesmo."

O ponto alto da cerimônia foi mesmo Ben stiller de na'vi.


leiam o Bloganimazonando! eu os hipnotizo!


Agora falando do que importa, as animações, UP enfim, foi um longa animado a ganhar 2 estatuetas, coisa que não acontece desde Os Incríveis(que nem tem tanto tempo assim, mas antes dos Incríveis tinha acontecido da última vez só com Pocahontas em 1996, tempo pra dedéu).


coisas a se destacar:

Michael Giacchino enfim conseguiu seu primeiro Oscar por UP, UP tambem é a primeira animação em muitos anos a vencer o prêmio de melhor trilha sonora(salvo engano, desde Pocahontas em 1996).

UP venceu melhor animação, mais do que esperado, e de certa forma foi um prêmio automático por UP estar indicado a melhor filme.

Sendo um grande fã e acompanhante da categoria de melhor fotografia não posso deixar de admitir que estou triste por Avatar ter ganho, não foi um trabalho de nivel o suficiente para um prêmio desses e os seus concorrentes(tirando Guerra ao Terror que competiu em tudo) eram melhores, mas comparado às categorias que Guerra ao Terror não mereceu, dos males foi o menor.

Bastardos Inglórios não ganhou nada, uma pena, e Amor sem Escalas, ótimo filme que conseguiu seu lugar na raça também não, nem mesmo o prêmio de roteiro adaptado. duas penas.




Desde o ano passado já mostrei minha total desesperança com o Oscar(nunca vi premiarem um filme tão irregular e descolado como aquele(Quem quer ser um milionário), foi um impacto!), isso pode parecer ridículo pra um monte de gente que sempre não seu a mínima para premiações, mas temos que admitir que Oscar de certa forma faz cinéfilos, faz pessoas terem mais senso crítico com os filmes que vêem, e premiarem filmes que nem chegam a linha da grande realização forte e sem grandes erros faz o prêmio ter tanto valor quanto qualquer lista lançada por um blog no fim do ano, perde sua identidade, não faz Oscar ser mais a garantia de pegar um filme e saber que você verá algo que vai lhe agradar de certa forma.

É triste, e eu ainda considerava isso importante.

Má é isso, chega de Oscar!



 
 

Um comentário:

Pulga disse...

Bem, como foi a cerimônia do Oscar não me importa, o que importa são os vencedores. Não assisti Guerra ao Terror ainda. Parece ser um bom filme, mas ganhar vários enquanto Bastardos Inglórios do Tarantino...Isso sim é um filme fod#!

Avatar realmente deveria ganhar quanto ao som. Aliás, é praticamente só isso que Avatar tem de original, os efeitos - sonoros e visuais - :P

Quanto a Quem Quer ser um Milionario...Bem cara, é um bom filme sim. Mas é aquela coisa, apesar de te uma boa história não é muita coisa comparando aos outros filmes. Enfim...

LUA NOVA COMO FILME DE TERROR!?!!??

Vergonha...

PS: Muita gente não gosta do Pânico, wathever, o Impostor entrou no Oscar cara, foi engraçado.

PS2: Eu ri da ultima imagem, rs. Realmente, um filme sem explosões não merece ganhar úú

Abcs

http://moviment0.wordpress.com

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br