_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cinema-Crítica: Ilha do Medo

Scorsese enlouquece


Sem medo: Shutter Island é uma pequena obra-prima. O título nacional e o trailer camuflou todo o potencial desse filme, condenando-o a ser encarado como um suspense barato, até o nome do diretor Martin Scorsese não foi o suficiente para tirar a preguiça de alguns cinéfilos que achavam que o filme só seria mais um triller, bem eles estavam enganados...

Eu vou ser breve[ou pelo menos até eu ter escrito essa parte] até porque o filme é tão perfeito que me sinto meio incapaz de falar melhor sobre ele, tanto porque é tão complexo que merecia ser visto mais uma ou duas vezes, e outra porque realmente eu fiquei sem palavras e é bem difícil falar de Shutter Island melhor sem tocar nos pontos spoilerísticos, eu inclusive pensei em fazer uma crítica com aviso de spoilers, mas um dos mais importantes motivos do texto, incentivar as pessoas em geral a ver esta obra-prima seria jogado abaixo.




Ilha do Medo é cinema puro, muito do motivo dele ser maravilhoso é ver cenas tão bem feitas, ver o quanto Martin Scorsese manipula bem o expectador também, e manipular o expectador nesse filme tem um motivo todo especial, mas tá, esse papo de "o filme são as cenas então com palavras não posso expressá-lo" já está um argumento muito manjado vindo de mim então vou me esforçar: A história de Shutter Island, as reviravoltas que ele possiu e etc.., é excelente(se prestar-mos atenção nos detalhes como falarei mais abaixo) mas o talento dos tecnicos envolvidos, incluindo Scorsese, o regente da orquestra, faz o filme ser um espetáculo.

Scorsese sabe tratar como a câmera se comporta, cenas como o do protagonista e outra personagem(dizer qual é já seria um spoiler) numa sala são verdadeiras perfeições de sincronismo, os planos, a iluminação, os enquadramentos, a edição, alias a Thelma Schumacker(montadora) faz um trabalho perfeito na edição do filme, como ela já sempre faz trabalhando com o Scorsese, o fotógrafo Robert Richardson(), cara do qual sou grande fã, também ajuda com seus excelentes enquadramentos sempre no foco certo, inclusive em tomadas dificílimas de trabalhar, como aquela onde Teddy pega uma folha abaixo do piso ou a cena onde é mostrada bem em frente à tela uma pistola, em ambas cenas a tela passa de uma visão ampla até um close fechado de forma perfeita, tomadas sensacionais.

O Elenco também contribui, todos os atores, vários deles "de calibre"(Max Von Sydon, Ben Kingsley, Michele Williams, Jake Earl Harley..), estão sensacionais, especialmente Leonardo DiCaprio que está cada vez melhor. até Mark Ruffallo está muito bem.




Não, não espere um triller investigativo, ou espere sim e se surpreenda, tanto faz, mas deixe a mente aberta com relação ao filme, ele é mais do que aparenta, aliás, uma coisa importante que algumas pessoas lembraram: se possível, não assista ao trailer, não só por ele de certa forma adiantar coisas sobre a metade final do filme(e são muitas, mas muitas coisas mesmo, principalmente se você prestar bem atenção e se lembrar delas enquanto assiste), mas por vendê-lo de forma errada, como um filme pow pow, clash e tal, de muita ação, tensão e "sobretarulinade".

Shutter Island não fala só sobre loucura, o que já faz dele um grande e corajoso filme, mas sobre violência de uma forma exemplar, numa contrução assustadora sobre o assunto, de quebrar o queixo(seria cair o queixo, mas como estamos falando de violência ficou mais impactante assim hehe), é nesse tema que está a maior força do filme.

Ao final do filme muitos, mesmo surpreendidos ainda acharão que Ilha do Medo não passou de uma leve contornada sobre o gênero que supostamente representa, constatei isso a partir da opnião de algumas pessoas, mas eu vi coisas a mais nesse filme, e eu sei que muitas delas são ainda mais complexas e interessantes do que me lembro, e as outras, sem medo de dizer, me fujiram a mente para poder citar, a questão é que Shutter Island é mais do que a tensão, mais do que a investigação, mais do que a violência gráfica, basta apreciar o que ele oferece.




Enfim, queria poder falar melhor sobre ele, mas não estou preparado, então fico com essa resenha rápida, minha recomendação é, veja Shutter Island, NO CINEMA, e vá sem medo. Se eu ainda liga-se para Oscar diria que a academia teria obrigação de dar mais um Oscar para Martin Scorsese depois de premiá-lo por Os Infiltrados, mas deixe isso para os Danny Boyles da vida, os que precisam dessa elevação.


Nota: 9
 
 

Nenhum comentário:

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br