_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TOP 10 - melhores filmes de 2009

that's a bingo!


Iniciando os tradicionais momentos retrospectiva, vamos agora à lista dos 10 melhores filmes que estreiaram no Brasil em 2009 como fiz de 2008, assim como o que teve de pior e mais decepcionante no ano também.


TOP10 - Melhores Filmes


1° Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino (Inglorious Basterds)


A trama do Tenente Aldo Raine e seus 'Bastardos' prontos pra acabar com a raça dos nazistas numa França ocupada por eles é um filme icônico, de argumento genial e com um pleno domínio de cinema por parte de seu diretor, uma obra inesquecível. Leia minha crítica aqui.


2° Avatar, de James Cameron (Idem)


O épico de James Cameron sobre a exploração dos humanos à lua de Pandora fica com a segunda posição por entregar um dos maiores espetáculos já mostrados pelo cinema com uma trama interessante e com uma estética irrepreensível além de uma das mais memoráveis cenas de ação. Leia minha crítica aqui.


3° O Lutador, de Darren Aronofsky (The Wrestler)


O surpreendente filme de Darren Aronofsky nos mostra uma absurda sensibilidade contando a história do personagem de Mickey Rouke que vive em constante decadência culminando no final em um momento de pura poesia e genialidade, um filme pra honrar a tecnica do cinema em toda a sua amplitude, obra de mestre. Leia minha crítica aqui.


4° UP, de Pete Docter (idem)


O filme da Pixar é fascinante, visualmente fantástico e cheio de momentos de pura emoção, além de personagens muito divertidos e vários momentos nonsense, o velho e seus balões é um grande triunfo criativo da Pixar. Leia minha crítica aqui.


5° O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher (The Curious Case of Benjamin Button)


David Fincher cria uma fábula moderna com uma estética perfeita (característica de seus fllmes), completo domínio de condução nas cenas(reparar na cena inicial do relógio e dos soldados) e uma parte técnica sensacional, o único problema, que pra mim sempre acontece em todos os filmes de Fincher é que eles se tornam muito cansativos a partir de certo momento, sim, inclusive em Clube da Luta, mas Benjamin Button passa por cima disso por conseguir nos fascinar por todo o universo com toque mágico que Fincher nos apresenta.


6° Valsa com Bashir, de Ari Folman (Waltz with Bashir)


Um nocaute visual que alcansa um grande impacto nos momentos finais, Bashir é uma excelente realização guiada pelas mãos do próprio "personagem" título, Ari Folman que lutou na guerra do Líbano, é um filme que merece muito ser visto por todos. Leia minha "crítica" aqui.


7° Watchmen, de Zack Snyder (idem)


A conturbada adaptação de Zack Snyder para a HQ de super-heróis escrita por Alan Moore em 1985 passada numa realidade paralela pode ser uma grande confusão para um público menos atento, sofrer de problemas de ritmo e foco e ser uma completa vergonha comparada a obra original, mas por mais que todo o conteúdo extraordinário da HQ acabou sendo diluído, ainda dá pra ver parte da genialidade da obra de Alan Moore em alguns detalhes, o que faz com que Watchmen seja pelo menos uma obra muito interessante pra quem nunca leu a revista, Zack Snyder ao menos na metade inicial consegue mostrar de boa forma o universo dos heróis e suas motivações de forma que ainda pode fascinar. Leia minha "crítica" aqui.


8° Distrito 9 (District 9)


Um grande filme alicerçado em uma grande idéia, Distrito 9 é um grande exemplar de seu gênero, a trama dos alienígenas marginalizados que há 20 anos se encontram na terra nas mais terríveis condições é uma verdadeira viagem ao inferno do protagonista e um grande e fétido retrato da bagunça da civilização e sua intolerância e incomunicabilidade.


9° Foi Apenas um Sonho, de Sam Mendes (Revolutionary Road)


Passado num clima de pura tensão e nervos à flor da pele, o drama sobre identidade e metas de vida de Sam Mendes nos hipnotiza pela história de um casal que se considera acima da medíocridade do american way of life mas cada vez mais se vê mergulhado nele através de conflitos bombásticos que tomam toda a tela e não nos poupa de sua fúria, filme excelente.


10° Star Trek, de J. J. Abrams (idem)


J. J. Abrams surpreende na direção da nova versão da série Star Trek, sabe filmar as cenas de ação e comunicar toda a emoção da história. o filme não poderia ser mais legal e respeituoso aos fãs da série original.


Mençoes honrosas :

Bolt













Inimigos Públicos




























A Princesa e o Sapo














Se Beber Não Case










Pior Filme: Transformers, A Vingança dos Derrotados, (Transformers, Revenge of the Fallen)


Não dá, essa é a maior podreira que eu vi esse ano.

Chato, desinteressante, com uma trama ridícula e sem-graça e com cenas de ação horrívelmente mal filmadas, além de forçar a confiança do espectador com momentos estúpidos da trama, Transformers também nos "presenteia" com vários momentos que já ficaram clássicos tamanho contrangimento que conseguem gerar(robô trepando com a perna da Megan Fox, robô atirando pelo pau, close na bunda do John Tuturro de fio dental, Transformer com "bolas de ferro" gigantes, Shia LeBeouf indo pro céu das Tranformers, robô travestida com garra saindo pelo fiofó...).

Uma tortura de quase 3 horas de duração.


Filme mais decepcionante: Nova York, te amo (New York I Love You)


A atmosfera de New York é retratada por histórias que envolvem diversos personagens que moram na cidade, algumas até mesmo se "encontram" com outras, o filme é dirigido pro muitos diretores ao mesmo tempo e só depois os curtas são montados de forma a se tornaram um único longa-metragem. "continuação" de Paris, Te Amo.

O filme estreiou no Brasil no fim do ano de 2009 mas eu já tinha visto no Festival do Rio, pra mim o filme tem a idéia legal, mas acabou se tornando um bocado chato em alguns segmentos e com outros muito nada a ver, por ironia do destino o melhor dos curtas foi o dirigido por Natalie Portman(o dirigido, não o que ela atua nele) que fala do bailarino que leva sua filha ao parque, no fim New York... é um filme que dá pra levar, mas em certos momentos fica difícil não querer que aquela parte passe logo pra ver se melhora, o filme não fez jus ao potencial.



Esse ano de 2009 pro cinema foi muito bacana, especialmente para o cinema pipoca(como você pode ver pela grande maioria da lista) embora ele também nos tenha trazido verdadeiras porcarias pra compensar, 2010 vem aí e embora não tenha nenhum diretor prometendo revolucionar o cinema com uma inovadora tecnologia 3D ou algo assim, temos a 2° continuação da melhor franquia da história da animação: Toy Story.

Que venha/continue 2010!

6 comentários:

Monitor disse...

Bem,francamente,se vc acha que o filme do watchmen é só aquilo mostrado nos cinemas,francamente,se fingiu de idiota.Dê uma chance a versão do diretor,o filme de fato está lá.A versão do cinema é para dummies.E a hq continua superior,então relax.

http://www.uarevaa.com/2009/12/watchmen-ultimate-edition-e-extras-do.html

No geral,otima lista!Só não concordo com Avatar,mas de resto merece as posições que estão,em especial Inglorius Basterds,melhor filme do ano disparado!

Jonathan Rodrigues disse...

estou com a versão do diretor aqui pra assistir, deve melhorar um bocado mesmo, principalmente depois que soube que a cena do interrogatório ficou bem maior

Pulga disse...

Avatar foi "massa véio" , mas UP foi bem melhor - ao menos teve um roteiro novo. Quanto ao caso de Benjamin Button, discordo totalmente. Começa legal, depois segura com humor e da metade até o final é um romance meloso e dramático. Acho que Star Trek foi até melhor que Avatar e Watchmen, mas bem, não é minha lista haha. Se bem que eu gostei do novo final, o Ozzymandias (spoiler?) criando um monstro é muito surreal. E Transformers, bem, foi horrível.

E Jonathan, se Toy Store é a SEGUNDA melhor SÉRIE, qual é a primeira? A Era do Gelo? Shrek? Gosto de ambos, mas Toy Store pra mim é o melhor :P

Até.

Jonathan Rodrigues disse...

mas eu disse que era a melhor! é a segunda continuação da melhor série

Pulga disse...

Lol, erray.

Anônimo disse...

(robô trepando com a perna da Megan Fox, robô atirando pelo pau, close na bunda do John Tuturro de fio dental, Transformer com "bolas de ferro" gigantes, Shia LeBeouf indo pro céu das Tranformers, robô travestida com garra saindo pelo fiofó...)

NOSSA,você realmente viu o 3? você só reclama do 1 e 2 sendo que está criticando o 3

achei muito bom e nem um pouco de tempo perdido o Transformers

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br