_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A revolução de Avatar: uma revolução para os entendidos ou uma revolução para todos?

eihn? eihn?

avatar_revolucao_bastidores_making_off
ps: este post ficaria um pouco mais compreensível caso seja lido antes minha crítica de Avatar postada aqui.

Certa vez pelos fóruns da net falaram um negócio interessante, que Avatar se comprometeu a uma "revolução"(aqui entre aspas porque não foi um consenso se realmente o filme foi revolucionário ou não, outra longa história) arriscada.

Vejam bem, segundo o tal ponto de vista, um filme onde os efeitos visuais chegassem a um realismo absurdo seria um filme que as pessoas acabariam não percebendo que eles(efeitos) existem, e isso numa época onde o que realmente leva o povão ao cinema é isso, filmes que mostram(ou pelo menos tentam) o quanto são grandiosos na retratação da não realidade(ou melhor, EXPLOSÃO! QUEBRADEIRA, PORRADARIA! KABÂUM! PIÓOON! e zaz!) é algo como "um passo invisível", talvez não seja algo tão grave porque a gente está falando de um filme com cenas de batalha, mas supondo que fosse um projeto como O Segredo do Abismo(falando do que leio sobre o filme já que até hoje [vergonha] não o vi) a coisa seria mais "feia".

Nem é só na questão dos efeitos visuais em si, falando por todos os aspectos ténicos, nem todos entendem de motion capture, nem todos entendem a diferença de um filme em 3D pra outro, nem mesmo para aqueles 3D do óculos de lente vermelha e azul famoso na década de 80, não entendem o básico sobre de computação gráfica e bla bla bla, até mesmo os sites especializados em "filmes nerds" não entenderam como funcionou o 3D de Avatar que, revolucionário ou não, foi um passo a frente de tudo criado antes e o máximo que a tecnologia 3D atual poderia oferecer devido a sua tecnologia de câmera.

Voltando ao público geral: Pra essas pessoas o quão importante é Avatar? ele é tão revolucionário assim? ou é só o novo filme do momento assim como muitos outros todo ano?


avatar_oficial_bastidores_making_off_James_Cameron
Hoje em dia, com a quantidade apelativa de filmes abarrotados de efeitos visuais o efeito de Avatar tende a se enfraquecer em relação a outros marcos do passado.

Quando Titanic saiu o mundo comtemplou uma espetáculo nos cinemas, é claro que um dos principais fatores pro sucesso do filme foram as menininhas fãs do Leonardo DiCaprio, mas foi um consenso de que aquele filme era grandioso e diferente de tudo mostrado no cinema até o momento.

Por mais que na questão dos efeitos visuais Avatar foi um passo ainda maior do que Titanic foi para sua época(na minha opnião) o efeito desse avanço foi como um efeito invisível pois os efeitos visuais chegaram numa qualidade tão absurda em aplicações tão diversas e são tão exaustivamente usados hoje em dia que a evolução de Avatar não chegou a ser algo tão popular ou visivel a todos como devia ou se esperava que acontecesse.


avatar_oficial_bastidores_making_off_motion_capture
Tudo bem, por outro lado a gente sabe que o filme é, em questão de imersão pela história e desenvolvimento, muito bom e que, o mesmo Titanic que se tornou o filme de maior arrecadação da história, do próprio James Cameron conseguiu ser tão famoso não só pelos excelentes efeitos visuais que recriaram o navio e das grandiosas cenas de destruição do mesmo, mas pela atmosfera, pela retratação histórica e pelas cenas de ação tão bem filmadas, e, para as adolescentes que usavam o caderno do Leonardo DiCáprio e colecionava as figurinhas do chiclete Ping Pong, pelo romance apresentado no filme, além de ter sido o tipo de filme que "fez" muitos cinéfilos(gente que passou a olhar para o cinema com outros olhos).

Chega a ser ironia se tratando do cara que hoje, mais do que nunca é acusado de chupinhador incapaz de calcar um filme em idéias originais, mas foi isso aí, mais do que os efeitos os filmes do Cameron os valorizava ainda mais por ter um cara atrás das câmeras com o pleno domínio do que faz.


Não quero contestar a importância de Avatar, afinal eu sou um dos que mais a defendem em coments e fóruns de cinema por aí, mas talvez hoje, pelo rumo do cinema que obviamente não é o mesmo de 12 anos atrás quando Titanic foi lançado, por maior que sejam alguns passos, ser uma "revolução" é algo mais banal ou mesmo não tão interessante para as pessoas. porque não há mais aquele "bam!".


avatar_oficial_bastidores_making_off
Sim, pra mim Avatar tem uma importância muito grande na questão financeira do cinema, para a arte como um todo, por representar praticamente todas as barreiras para se contar uma história sendo quebradas, e para os filme-eventos disso não há dúvidas, mas essa reflexão é mais pelo cenário atual das novidades, do avanço de tecnologia e etc. do que do filme em si e o que ele alcansou, que foi um passo muito grande e em várias direções, isso eu não contesto.

É irônico, mas o ponto a qual nós chegamos em questão de evolução desvalorizou a própria evolução, porque por maior que ela seja, não será tão "últil" ou importante quanto as anteriores.

Então é isso, acredito que a evolução de Avatar seja algo a ser reconhecido a longo prazo, por mais que a bilheteria do filme esteja o mostrando como um sucesso(não tão grande quanto possa parecer, mas disso eu falo no post especial quando Avatar bater os 2 bilhões heheheheh).


Um comentário:

Pulga disse...

Eu acho que Avatar foi um filme de momento mesmo. Apesar de ter dado um nove na minha pseudo-mal-feita critica, eu tenho vontade de assistir o filme normal, sem os efeitos e óculos 3-D para ver se ainda vou gostar tanto do filme como fiquei na hora em que assisti na estréia ou se vou falar: nhé, pocahontas mesmo. Eu realmente fui uma p*tinha do James Cameron e fiquei falando "ah, avatar é massa, véio", o melhor do ano. Mas tu fala isso porque quando tu ta assistindo ao avatar com aqueles efeitos e a coisa toda, tu esquece das semelhanças que o filme tem com dança dos lobos e pocahontas, e só presta atenção no que tem no filme: efeitos f*das bagarai, explosões, uma guerra massa veística, e na'vi reais!

Esse é o meu NOVO ponto de vista. Foi uma coisa do momento - assim quando eu assisti titanic pela primeira vez eu soltei um "porr*, o navio ta de pé caindo!".

Outro ponto de vista (que provavelmente é o seu): Ah, existem milhares de casos de pessoas de "grupos" diferentes que tem um relacionamento e bla bla bla. Sempre em filmes de guerra e na guerra de verdade, existem pessoas que sentem pena do outro e "ai que meigo" e ajuda o inimigo porque ele é sua nova familia. Se você olhar por esse lado, vai ver que Avatar não foi clichê, só mostrou a vida de um dos personagens que é mais um desse caso.

Pois bem... Aguardemos os próximos filmes. Aliás, o primeiro SW foi chato pacas.

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br