_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sábado, 16 de janeiro de 2010

Retrospectiva 2009: Fotografia Cinematográfica

as mióris du anu


De acordo com minhas pesquisas a Fotografia Cinematográfia(no inglês Cinematography como chamada nas premiações) é o ato de se captar artisticamente, através do jogo de luz e enquadramento a ação, o que o filme nos transmite visualmente no determinado momento, mas funciona como uma arte individual e está intimamente ligada aos princípios básicos da fotografia embora, como se trata de cinema, tem no tempo também um de seus principais elementos(pense num plano sequência, todos os enquadramentos-chave são executados pelo diretor de fotografia).

Além de questão de enquadramento e iluminação o diretor de fotografia também lida com as formas de manipulação da imagem, cores e etc... geralmente é o diretor de fotografia o operador de câmera nos filmes embora alguns cineastas prefiram, eles mesmos, operar a câmera de acordo com as recomendações dos técnicos da área.

Bem, agora o que interessa e todo mundo adora odiar, uma lista! essa aqui uma listinha dos melhores trabalhos de fotografia para filmes que estreiaram no Brasil em 2009 em minha opnião:


1° Foi Apenas um Sonho, de Roger Deakins


Roger Deakins já é meu fotógrafo favorito, aqui seu trabalho na composição alcansa um nível absurdo em tomadas belíssimas, principalmente as do escritório onde o personagem de DiCaprio trabalha, e destaque para cenas como a inicial onde a câmera lida com um ambiente cheio e mesmo assim destaca bem os personagens. com tomadas elegantes e criativas em enquadramento e com um grande trabalho de iluminação e foco o trabalho fotográfico para Foi Apenas um Sonho chega a um resultado fantástico e visívelmente belo, por maior a atmosfera de tensão e fúria em que o filme consiga chegar.


2° Bastardos Inglórios, de Robert Richardson


Não escondo que pra mim o maior trabalho fotográfico do cinema(O aviador) é de responsabilidade de Bob Richardson, ele volta em Bastardos Inglórios mostrando por suas lentes toda a criatividade e piração do diretor Quentin Tarantino em tomadas como a de Aldo Raine(personagem de Brad Pitt) e o "Urso judeu"(Eli Roth) encarando a câmera entre vários momentos monumentais(a famosa "Soshana em Chamas"(não é um literal spoiler, não se preocupe) não poderia ser melhor), principalmente no ato final entreques de presente para esbanjar todo o seu talento na confecção da imagem, sem tamanho grande trabalho a missão inicial de Aldo Raine não poderia parecer mais heróica embora doentia.


3° O Curioso Caso de Banjamin Button, de Cláudio Miranda


Aliado ao poder estético do filme está a forma como o fotógrafo Cláudio Miranda capta toda esta beleza, são tomadas virtuosas que ajudam a compor toda a magia da obra de David Fincher, as poéticas cenas não poderiam ser tão belas sem a mão dele e seus icônicos enquadramentos, além do competente trabalho com filtro onde consegue, com o passar dos anos da vida de Button, nos mnostrar com gama de cores diferentes seus sentimentos. além do visível tratamento que David Fincher dá à estética de seus filmes, Benjamin Button e sua missão conceitual deve ao talento de Miranda.


4° O Leitor, de Roger Deakins e Chris Menges


Agora vem Roger Deakins de novo por outro trabalho seu, O Leitor do sempre cauteloso com a parte técnica de seus filmes Stephen Daldry, que conta a história do romance entre um jovem e uma mulher mais velha que acaba repetinamente e o posterior reencontro de ambos, agora um como estudante de direito e outra como acusada de crime de nazismo. Agora trabalhando em parceria com Chris Menges.


5° Quem quer ser um millionário? de Anthony Dod Mantle


Alguns sabem que eu não simpatizo com esse filme que pra mim tem mais furos que um queijo suíço e etc.. mas não posso esconder que o trabalho de fotografia é excelente, talvez super-valorizado pelo maneirismo da construção das tomadas ágeis bem ao estilo Cidade de Deus feitas pelo diretor Danny Boyle, aqui a Índia e o passar dos anos e seu rápido crecimento urbano são retratados com uma grande saturação nas cores, mas acima de tudo foi um bom trabalho.


5 comentários:

T. disse...

Hahahahahaha como se vocês não tivessem lindo ainda...


Estou aqui para avisar que o Cinefilando fará um liveblogging do Globo de Ouro amanhã a partir das 22:30!

Abraços!



concordo muito com sua lista de fotografia... exceto um pouco foi apenas um sonho, mas ela é ótima mesmo..

Pulga disse...

Ok, deixa ver se eu entendi. Fotografia Cinematográfica é quando um diretor chama um fotografo pra tirar foto de uma cena e ele tenta filmar nos moldes da foto?

Se for isso, acho que posso tentar opiniar...

Jonathan Rodrigues disse...

não, um fotógrafo cuida de toda a concepção da cena, é um especialista não só em fotografia mas em lentes e um pouco de tecnica de filmagem

o diretor contrata o fotografo pois ele é um especialista que fará o filme ficar melhor de se assistir, ele cuida dos enquadramentos das tomadas além de outras coisas como cores e etc..

Paulo Soares disse...

Ótimas escolhas Jonathan, dessa área que particulamente é a minha área técnica preferida. Sou fissurado na capacidade desses seres humanos na arte de fotografar.

Como você bem citou, Rogers Deakins pe grande, um dos maiores que já tive a honra acompanhar o trabalho, e nessa década o homem anda inspirado no cão. Além desses belos trabalhos citado por ti, acrescento o seu não menos competente trabalho em Dúvida, ratificando que 2009 foi o seu ano.
Deakins é daqueles profissionais que agente não consegue entender até hoje como é que esse monstro ainda não tem o tal do Oscar.

Cláudio Miranda por BB, é uma das melhores coisas, de um filme que não me empolga.

Bob Richardson, dono da bem citada Obra prima por O Aviador, voltou esse no com tudo, pois além de Inglorious, na teoria seria para 2009 um dos trabalhos que mais prometiam no ano. Shutter, em outra parceria com o mestre Scorsa.

Agora meu trabalho favorito dentre esse citados por ti foi de fato o do Dod Mantle para Slumdog. Um trabalho espetacular, perfeito em cada enquadramento, destaque para a belíssima construção da cena em que Jamal e seu irmão estão no trem, enquanto a Latika está do lado de fora na chuva. Brilhante!
Dod conseguiu através de suas lentes e filtros captar toda a pluralidade da Índia.

E ressalto que sinto a falta de um dos melhores trabalhos de 2009, quiça da década, que foi a do fantástico Cesár Charlone para Cegueira.
A angustiante Cegueira,e pior ainda no caso específico a capacidade de enxergar, se fez presente.
Soberbo!

Enfim, muito boa as escolhas, concordo com 80%.

Paulo Soares disse...

Ahhhh, esqueci de dizer que vim mordinho ler, já imaginando que teria a fotografia Fake do Fiore para Avatar em sua lista. Mas vi que teve sanidade....hahahahah

Mas fica a sugestão, elabora uma lista das fotografias digitais aê, principalmente dentro do gênero animação que domina tão bem ; )

Só promete que coloca a obra prima de Valsa com Bashir em primeiro lugar hein...hahahah

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br