_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Avatar é a maior bilheteria da história. e não tão maior assim.

má cuma?


Eu sei que você já deve estar de saco cheio dos posts sobre Avatar, mas este aqui não poderia passar em branco porque.... AVATAR ACABA DE BATER O RECORDE DE BILHETERIA DE 1.8 BILHÕES QUE ERA DE TITANIC!

Mas por mais que pareça, o feito não é tão grande assim(se comparado a toda a história do cinema), vamos ver porque:


Sim, Avatar está sendo um filme assistido pra burro, até hoje quando já tem mais de um mês lançado está complicado pra se comprar ingresso(pelo menos pro 3D), dependendo do dia em que você for você só consegue pro dia seguinte.

Mas mesmo assim não acho que o feito de Avatar, de ter batido os 1.8 bilhões, seja algo tão grande quanto parece porque atribuir a ele simplismente o título de maior bilheteria da história automaticamente dá a entender que ele foi o filme mais visto no cinema e o maior fenômeno também, e não é assim que funciona e nem de fato isso aconteceu, até mesmo se compararmos ao Titanic que a maioria deve se lembrar bem: foi um alarde muito maior que o filme dos na'vis azuis elegantes.



Considerando um fator chamado TDM(taxa de desvalorização da moeda), Avatar ainda está longe de ser, de fato, o filme que mais levou pessoas ao cinema.

Pense bem, Titanic foi um filme lançado 12 anos atrás, naquela época o preço do ingresso devia ser o que... 50% mais barato que hoje em dia? provavelmente. não só isso, Avatar teve boa parte da arrecadação vinda de salas de cinema 3D onde o ingresso custa cerca de 30% a mais do que o já caro ingresso das salas convencionais, isto também é outro fator para desvalorizar o feito que o filme acaba de alcansar.

Sobre esta questão de TDM você deve estar curioso pra saber qual foi o verdadeiro filme com bilheteria mais considerável da história, segundo o Box Office Mojo corrigindo a bilheteria de acordo com a inflação, E o Vento Levou... seria o filme de bilheteria mais significante da história, não só isso, outros filmes como E.T. e Star Wars ainda estariam na frente de Titanic, que dirá Avatar.



Claro, como já me alertaram, corrigir a arrecadação bruta em bilheteria pelo valor da inflação também não é uma maneira 100% correta pois não quer dizer que os preços de ingressos foram proporcionais à ela, mas nos dá uma noção mais real de como a coisa realmente foi.

Deixar sempre estes números corrigidos à mostra é uma forma de minimizar a glorificação dos meios de comunicação aos "filmes do momento" como quando Piratas do Caribe 2 chegou à 4° posição de arrecadação bruta e foi glorificado, o mesmo para O Cavaleiro das Trevas.


Claro que há muitos méritos nesta conquista, Avatar conseguiu superar esta barreira em menos de 2 meses e Titanic ficou em cartaz mais de 6, então é provável que a bilheteria de Avatar chegue a números ainda maiores, acredito que chegue a bater a barreira dos 2.3 bilhões até o fim de sua longa vida nas salas de cinema.

Mas claro, não deixa de ser curioso James Cameron bater seu próprio recorde logo com seu próximo filme.



Um comentário:

R. Paschoal disse...

Avatar é bacana, mas não chega nem perto de ser isso tudo...

Abração!

R.

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br