_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

TOP10: Melhores Trilhas Sonoras de John Williams

the best of the master



Com uma ajudinha da minha amiga Viviana (do blog Cinefilando e que escreve para o ScoreTrack.net) nos textos, resolvi criar este TOP de trilhas do John Williams.

Se tem alguem algum compositor para cinema que deixou suas músicas marcadas na história e na "cultura pop" este alguém é John Williams, pois suas músicas serviram muitos dos filmes mais icônicos desta fase recente do cinema(a partir de meados da década de 70 para ser mais exato), parte deste êxito se deve a parceria com o cineasta Steven Spielberg.


Williams é um dos maiores magos que o cinema já viu com relação a música(não precisamos entrar em comparações com outros monstros, como Ennio Morricone, Nino Rota e Bernard Hermann), basta tentar imaginar algum dos seus filmes sem a sua participação e ver como ele é peça elementar de suas qualidades.

Vários daqueles classicos da sua infância, filmes marcados na história da cinefilia e da cultura pop e dos quais sua musica não sai dos seus toques de celular e de sua memória certamente tem as mãos do mestre.


E por causa disto vamos aí listar as 10 + 1 melhores trilhas do 'camarada':


10° O Resgate do Soldado Ryan (1998)


Mais conhecido como o filme do #mimimi sobre seus inesquecíveis 30 minutos iniciais serem melhores que todo o resto(coisa da qual discordo solenemente), "resgate" possui um trabalho musical incrível de Williams e aquela música extremamente triste agarra na sua cabeça conforme os creditos vão rolando. difícil esquecer.



9° Prenda-me se for capaz (2002)




Mais conhecido como o filme em que o Tom Hanks se ferrou por não ler HQs.

Steven Spielberg fez um filme como nunca antes em sua filmografia e ao mesmo tempo uma retomada ao seu estilo mais, vamos dizer assim, "cômico" de direção desenvolvidos nos filmes do Indiana Jones por exemplo. Leonardo DiCaprio faz um impostor que se fez passar por advogado, professor, médico e até piloto de avião que é perseguido pelo agente Carl vivido por Tom Hanks. Como fazer uma trilha sonora inesquecível para uma mistura de fell-good-movie com filme de espionagem desta? John Williams caramba!

Neste filme Williams 'volta às suas origens' no Jazz com musicas bem variantes, desde a faixa "father and son" até a "The Float".

A faixa tema já é clássica, principalmente compondo os créditos iniciais em desenho animado que são a essência de todo o filme :



8° A Lista de Schindler (1993)




Provavelmente o filme que mais os professores de história encheram o saco de seus alunos para assistirem(ao lado de A Queda, as ultimas horas de Hitler e Tempos Modernos), não que eu não fizesse o mesmo, mas mais por motivos cinéfilos.

Para o mais famoso de todos os filmes sobre o holocausto, Williams cria um tema triste e EMOcionante com um inesquecível solo de piano, além de solos de Itzhak Pearlman e Yo yo ma que voltariam a fazer parceria com John em Memórias de uma Gueixa.



7° Tubarão (1975)



Um filme de terror de fazer gelar a espinha onde em quase o filme todo a tal criatura nem aparece em tela? só mesmo a parceria de Spielberg com o Mestre Williams para nos trazer esta pérola. Esta é mais uma trilha inesquecível, daquelas que não sai da cabeça de quem já assistiu ao filme.

Foi o primeiro sucesso do músico e por isso é considerado tão marcante.

Basta ouvir esta musica, mesmo que pela milésima vez, e você "se cagará" de medo.

PÂM PAM PAM PAM PAMPAPA PAPAAPAPPA PAAAAAAAM!



6° Jurassic Park (1993)




Um dos ápices da história dos efeitos visuais no cinema também é um filme virtuoso em todos os sentidos, inclusive em sua musica. O filme onde os dinossauros aprontam as maiores confusões nesta ilha do barulho tem uma das musicas tema de aventura mais famosas de Williams.

mate a saudade aí abaixo :



5° Contatos Imediatos do 3° grau (1977)




Um clássico da ficção científica, John Williams criou aquela melodia inesquecível usada para fazer contato com os alienígenas, ela que ao mesmo tempo dava aquela sensação de esperança, se ligava a estranheza que um contato alien sugere, tudo isto em 5 notas. Simples, mas ao mesmo tempo um clássico.

Genial.



4° Superman (1978)



Uma musica heróica(dã). O tema de filmes de super-heróis mais famoso de todos os tempos. Williams deu a faceta cinematográfica ao cara que coloca a cueca por cima da calça nos cinemas da mesma forma que Christopher Reeves em sua ótima composição.

O que seria da cena de Clark Kent e Louis Lane voando pelos céus sem a famosa "Love theme"?




3° Indiana Jones (1981)



Sem duvida uma das musicas temas mais icônicas sobre um dos personagens mais icônicos(talvez o mais? pra mim sim!) do cinema, nem precisa de mais comentários.

Ouça a música tema pelo Youtube


2° E. T. o Extraterrestre (1982)



Neste filme que marcou a infância dos barbados oitentistas, Williams compos uma das musicas que mais não deixarão sua memoria ao fim da projeção. E.T. não é só um filme emocionalmente nocauteador por causa do argumento pessoal e original de Spielberg, Williams também dá a cobertura final com esta trilha que chega a ser apelativa de tão EMOcionante que é, deixando os espectadores com os olhos cheios de lágrimas.

Quem não reage à emocionante música de Williams definitivamente não tem coração.



1° Star Wars (1977)



E é claro! o primeiro não poderia deixar de ser esta que é provavelmente a maior obra-prima musical da história do cinema. não há nada mais poderoso do que as faixas do filme onde [ainda spoiler?]Darth Vader diz que é pai de Luke Skywalker[/ainda spoiler?]. toda a essência da musica do John Williams está ali, em cada detalhe, em cada uma das 'piradas geniais' caracteristicas do compositor, tudo é perfeito.

Sem dúvida o maior trabalho do mestre, a sua perfeita obra-prima e todos os melhores adjetivos, além do mais a trilha consegue um feito quase impossível: ter 2 temas conhecidíssimos: “Star Wars theme” e “The imperial march” .


Fiquem aí com a faixa final(the trone room end) e tentem imaginar Star Wars sem "a música de Star Wars":



menção honrosa: O Terminal (2004)



deixo aqui a menção a mais sub-estimada de todas as composições de Williams, fantástica em todas as suas muitas faixas e que por pouco não entrou na lista, mas merece esta vaga aqui por ser mais um trabalho fenomenal mas esquecido, tanto por premiações quanto pelo publico geral, e que não deixa de ser um inspirado trabalho do mestre.

a trilha de Terminal é bonita por unir simplicidade e harmonia, mas com melodias originais e que casam muito bem com o filme e seu clima. bem 'alto astral'.

Este álbum não sai do meu MP3 player.


2 comentários:

Bruno Soares disse...

Gênio, particularmente adoro a de PRENDA-ME SE FOR CAPAZ.

Cristiano Contreiras disse...

Gosto muito da trilha do filme Sleepers, que ele fez e poucos conhecem.

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br