_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cinema-Crítica: Mary and Max

bonecos de massa fazem mais um clássico da animação da última década


Quem já assistiu ao curta-metragem Harvie Krumpet que ficou razoavelmente famoso ao receber o Oscar de melhor curta metragem animado em 2004 já deve entender mais ou menos do estilo do diretor Addam Elliot, desde o seu estilo pra confeccionar personagens e objetos até seu estilo narrativo onde usa personagens "comportalmente alternativos" descrevendo suas manias para falar sobre suas visões de mundo, sempre com um tom de melancolia.

Exatamente desta forma que funciona Mary and Max, seu longa-metragem, ele consegue nos tocar a partir de sua brilhante e carinhosa contrução de personagem, tanto Max quanto Mary são personagens cativantes e acompanhar suas vidas, tanto na infância quanto na fase adulta é muito importante na trama e para compreendê-los


Sinopse: Mary é uma menininha de 8 anos que vive na Austrália e que ao acaso começa a se corresponder com um senhor que mora em New york do qual se torna grande amiga, o filme mostra o relacionamento de ambos durante 20 anos de suas vidas.




O stop-motion do filme está muito bem feito, o desenho de produção é sensacional, os cenários muito bem confecionados e acho o estilo de personagens do Elliot muito bacana, a própria trilha sonora também é bem marcante, e salvo engano, já foi inclusive utilizada em uma propaganda de banco.


Mary and max é muito inteligente por a partir de muitas tecnicas narrativas comunicar muito não só sobre os personagens, como antecipar e induzir emoções necessárias para o desenrolar e impacto de muitas cenas, há várias cenas onde esse tratamento pode ser visto, como nos momentos finais, onde há uma cena extremamente impactante.




Não se engane por algumas imagens bonitinhas, ou o agradável design de personagens do longa, o filme não é recomendado à crianças, isso provavelmente a recomendação etária deixa claro mas pra quem não leva muita fé (já que hoje em dia até Shrek passa como um filme infantil numa boa, coisa que não é sob ótica nenhuma) o filme tem muita coisa pesada, mexe com muito tema polêmico e é dramaticamente MUITO forte. É COMPLETAMENTE voltado ao público adulto (adulto mesmo, não adolescente) por toda a temática e não pelo humor ser mais ou menos "subversivo".

No fim Mary and Max é uma das animações mais memoráveis dos últimos anos, pode tanto ser uma história bonita sobre amizade como um retrato triste/deprimente sobre a sociedade quando a vemos por outros olhos, no fim Mary and Max faz o mais importante e o que provavelmente quer, nos tira da realidade, tecnicamente falando, pra violentamente nos fazer refletir sobre ela.


ps: eu queria falar mais sobre este filme mas perdi a inspiração pra escrever sobre ele, tanto é que já assisti a uns 4 meses mas só fechei o texto agora, quem sabe numa segunda reassistida eu faça uma nova resenha ou um novo texto melhor sobre o filme.


escala 'quero rir' : 4
escala 'quero desenho pra adulto' : 10
escala pop/cult/geek/derivados: 7
escala 'coisa boa fora do eixo EUA/Japão' : 9



Nota: 9

leia outras resenhas
de animações clicando aqui

6 comentários:

sapao disse...

opa...taí uma animação que mexeu comigo..revi 3 vezes no mesmo dia, ehhe!!

PERFEITA!! apesar de eu não curtir massinhas...MAS AMEI ESSA ANIMAÇÃO/FILME!

abração!!

Macaíba, o Caipira disse...

taí uma animação que mexeu comigo [2]
Fui ver no cinema meio sem esperar nada, nem sabia sobre o que era, e acabei vendo um dos filmes mais bonitos que ja vi na vida. O único que fez o Macaíba derramar umas lágrimas como um nindja silencioso... filmão mesmo!

Lucas Santana disse...

Mary e Max é apaixonante tanto pela Mary quanto pelo Max. XD Vi bem no início do ano e preciso revê-lo o mais rápido possível!

ANTONIO NAHUD disse...

PARABÉNS PELO BLOG!

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Smurfet disse...

Ola,
Sou do blog Smurfet, estou a procura de parceiros e também formando uma equipe de críticos para o blog.
Caso se interesse é só entrar em contato.
De qualquer forma, siga e acompanhe nosso blog.

www.minismurfet.blogspot.com

polyplinn disse...

"Mary & Max" é um filme muito lindo. Assista mais vezes mesmo rs, eu sempre choro, independente de quantas vezes eu vejo! :O

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br