_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sábado, 19 de dezembro de 2009

Um bocado de coisa sobre A Origem(Inception), novo filme de Christopher Nolan [ATUALIZADO]

poster, trailer e afobação na especulagem


Christopher Nolan
é o diretor de The Dark Knight(O Cavaleiro das Trevas), isto é o suficiente pra abrir os olhos de muita gente, até mesmo quem não é tão ligado em cinema, para seu novo filme, mas só o último, e melhor, filme de sua filmografia não pode dizer o quanto o cara é talentoso: não é só porque ele acertou uma vez, mas porque manteve uma regularidade de filmes de qualidade invejável, mas acima de tudo, filmes que resolveram acabar com a mesmice do que eu chamo de "cinema porreta".

Os filmes do Nolan (Following(1998), Amnésia(2001), Insônia(2002), Batman Begins(2005), O Grande Truque(2006), O Cavaleiro das Trevas(2008)) tem uma similaridade que eu não sei bem explicar.. não é só na edição que mescla épocas diferentes da vida dos personagens(o que não acontece em TDK, mas na grande maioria dos filmes do diretor), ou no clima sombrio que permeia suas histórias, parece que está na vigorosidade e no frescor de como ele as conta, e num estilo que não sei descrever.

Percebe-se que ele demonstra dar um cuidado ao ritmo dos filmes, isso é visível, e ele parece ter uma necessidade de fazer quebras e retomadas nesse ritmo crescente das cenas, como se estivesse conduzindo uma música, às vezes essa escolha resulta em cenas esquisitas, mas ainda assim interessantes, como a sequencia final de Batman Begins.


Fica difícil imaginar como seria algo como O Grande Truque nas mãos de outra pessoa, e uma das minhas teorias pra isso é de que, Nolan é um exímio contador de histórias e o cuidado que dá aos filmes está acima de apenas um detalhe da película, ele consegue nos imergir nos universos que cria e trazer verossimilhança a coisas que em outras mãos não sairíam do lugar, o que demonstra pra mim que ele é um dos grandes diretores do nosso tempo, que dá uma marca aquilo que faz, mas uma marca mais profunda do que "tiques de direção" ou algo meramente visual.


O projeto de A Origem


Falando de Nolan dá meio pra mim explicar porque espero tanto do misterioso Inception(aqui no Brasil, já "traduzido" para A Origem), após o alarde de
O cavaleiro das Trevas, e a coisa mais reveladora sobre a trama foi o slogan "sua mente é a cena do crime".


O poster do filme foi divulgado recentemente e você pode vê-lo logo abaixo




Anteriormente também fora divulgado o trailer do filme, confira aí




O trailer tem uma grande qualidade, não revela quase nada de relevante da trama, mas utiliza do poderoso slogan do filme e a trilha de Hans Zimmer para criar um clima instigante que abre a expectativa do público para as possibilidades do que há de vir, uma estratégia comercial realmente eficiente, e um dos melhores teaser-trailers que já vi(seria efeito de minha expectativa pelo projeto?).


Pra mim esse filme parece se assemelhar muito ao O Grande Truque, não, não espero que tenha nada de mágica ou embate entre dois protagonistas, só que o filme me parece que representará uma passo na carreira do Nolan o quanto O Grande Truque foi.

O Grande truque é o grande filme do Nolan que só vai crescer com o tempo, não é o blockburter demolidor que é The Dark Knight, mas também não é o projeto de baixo orçamento de Memento(aqui no Brasil, Amnésia, num filme onde o protagonista afirma 20 vezes que NÃO TEM AMNÉSIA!), é o filme do cara que a sua marca está mais empregada e a sua visão alcansa mais longe em questão de originalidade na narrativa. sou apaixonado pela película mesmo.


Inception parece disso, uma trama escondida, muitos elementos individuais e misteriosos(o peão que está presente na marca divulgada dos filmes é um dos elementos) e um terreno onde a capacidade criativa de Nolan pode planar à vontade e nos brindar com suas desobertas.

Já é um dos filmes mais esperados de 2010 pra mim. senão o mais.


[UPDATE:]

Divulgado recentemente, mais um pôster:


E agora o Trailer 'Namoral' e legendado (porém ainda confuso) :


 
 

5 comentários:

Pulga disse...

Te garanto, vai ser a mesma coisa que "Os Substitutos". Nolan deu uma cagada com o begins e o dark knight, só arrecadou dinheiro por causa do Coringa fodão e dos nerds que pagam pau pro bátimen haha.

O filme mais esperado para o ano que vem é... O da série Crepusculo - infelizmente. Mas o melhor será o Toy Store 3 e...

Bah, vamos ver como a merda desse filme vai terminar.

Monitor disse...

Grande espectativa em relação ao filme!

Vinícius P. disse...

O Nolan já entregou alguns dos trabalhos mais interessantes da década e "Inception" parece serguir o mesmo caminho. Não duvido que seja um dos melhores do próximo ano.

O Homem que Engarrafava Nuvens disse...

Olá, meu nome é Thays Py, trabalho na agência de comunicação nucleoda idéia e gostaria do seu e-mail para parceria!
Desde já agradeço.
mkt7@nucleodaideia.com.br

Cristiano Contreiras disse...

Preciso conferir este!

perfeito o novo layout! abs

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br