_____________________________________
Também leia meus posts como 'Toon Link' no Blog Clímax.

Indicados ao
Oscar 2012 - Comentários
O 3D é mesmo o
futuro do cinema?
Resenha: Toy Story 3
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sobre o filme Avatar

o retorno do rei [do mundo]


Não meu amigo/minha amiga, o nome Avatar lá em cima nada tem a ver com o desenho animado do dobrador de ar Aang, caso você não esteja a par dos últimos hypes do mundo do cinema, agora se sim, pare de me xingar por ter sub-estimado seus conhecimentos da onda(como diria o Seu Madruga, sim, se você é muito, muito, muito chavemaniaco entende o que estou falando) meu carismático leitor e continue:


Uma apresentação sobre que história é essa

Avatar é o novo filme do diretor James Cameron, o cara que filmou o Titanic afundar e alcançou a maior arrecadação da história do cinema, isso claro, tirando as correções inflacionárias pois caso contrário E o vento Levou.. seria o filme de maior bilheteria na história graças a época em que foi feito onde se ia muito mais ao cinema do que nos dias de hoje(desde a popularização da TV e, agora, da internet).

O que interessa é que, mesmo depois de 10 anos, esta marca nunca foi batida, Titanic e seus 1 bilhão e 800 milhões de bilheteria ainda é o filme que mais faturou e pelo visto este seu posto ainda duraria por algumas décadas, a marca está tão longe de ser alcançada que houve um alarde imenso apenas por O Cavaleiro das Trevas ter batido a barreira do 1 bilhão e com muita dificuldade(teve até um relançamento nos EUA para ajudar).

O que eu digo é que Titanic foi um fenômeno pop que dificilmente seria batido.



Porque eu disse duraria? pois quem seria capaz de superar James Cameron além de.... James Cameron!?(o.o'). Explico:


Cameron antes de filmar Titanic já se mostrou um diretor competente para lhe dar com grandes projetos e sempre levar o cinema um passo à frente em relação ao uso de efeitos visuais, basta ver a sua filmografia: O exerminador do futuro foi um exemplo de filme que revolucionou seu gênero, promoveu um astro(Arnold Swaawaaavaavazneguer) e apresentou uma evolução absurda no uso de efeitos visuais, foi assim também com O exterminador do futuro 2(que muitos afirmam ter superado o original) com o personagem T1000 e as, para a época, inacreditáveis cenas em que ele se dissolvia ou se deformava com o objetivo de matar John Connors, O segredo do abismo mais uma vez revoluciona o uso de efeitos e Aliens, o resgate e True Lies vem para complementar a competente filmografia do diretor.

Depois de 12 anos sem lançar mais nenhum filme James Cameron finalmente irá lançar Avatar, filme de ficção científica ambientado em um planeta fictício criado especialmente para a película(e o 'criado' aí é algo muito mais profundo do que o convencional e vou explicar o porquê).



Para quem não sabe, Avatar pretende revolucionar a indústria do cinema com sua tecnologia 3D inovadora.


A história de Avatar e seu projeto já é algo antigo nos planos de James Cameron, ele inclusive tentou levar o projeto do filme adiante antes de filmar Titanic mas pelo visto não tocou à frente devido a limitações técnicas, daí veio Titanic e ele revolucionou mais uma vez o uso de efeitos visuais no cinema.

Cameron é bacharéu em física e se encontrava trabalhando em câmeras especiais para a NASA, parece que todo este conhecimento o ajuda no empenho que seu filme tem em imergir o expectador em um mundo novo, completamente pensado e convincente.


Sinopse do filme pelo Cinepop: No futuro, Jaze é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na'vi, com sua própria língua e cultura, o que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra.



Avatar não pretende só ser um filme quase todo em CGI ambientado em um planeta totalmente criado por computador, mas expandir o que é a tecnologia 3D como conhecemos hoje, tornar a experiência muito mais imersiva, é Cameron prometendo revolucionar não só a qualidade dos efeitos visuais, mas o realismo de como eles funcionarão em 3° dimensão.

Não só isso, Avatar também demonstra competência na forma de utilização da tecnologia de motion capture(que tem seu melhor exemplo de utilização até hoje no filme O Curioso Caso de Benjamin Button), onde a performace dos atores é tranferida diretamente para seus modelos digitais sem ser preciso o uso de sensores por todo o corpo(que era o padrão da utilização da tecnologia, usado por exemplo para o herói verde em Hulk e o asqueroso Gollum em O Senhor dos Anéis).


Cameron afirmou que perto da grandiosidade de Avatar Titanic é apenas "um pic-nic", talvez alguém diria que é papo pra promover seu novo filme, mas se tratando do cara que já fez o que fez e sempre esteve ciente do que causaria com suas novas tecnologias fica difícil não dar um pingo de credibilidade.




Divulgação

Nunca quis ver nenhum trailer ou spot de TV do filme pois quero que minha experiência ao vê-lo no cinema seja completa, infelizmente tive que ver imagens do filme, afinal ninguem está imune a isto quando visita vários fóruns de cinema pela net, mas fiz estes votos de não ver o trailer até a estréia do filme e agora que falta menos de um mês que eu não vou deixar de cumprir.

Sim, é papo de fanzóide chato. continuem..


O trailer 1 saiu em cima de muitas expectativas e muitas pessoas não gostaram por causa disto, eu não vi e portanto não posso opinar a respeito, já este trailer 2 parece ter agradado a todo mundo e criado um pouco de empolgação em quem não estava tão interessado no filme, portanto fiquem aí com o trailer e esperem o fenômeno anunciado que chega por aqui dia 18 de dezembro.




Aguardemos agora, como disse Cameron empunhando seu Oscar, ele é 'o rei do mundo'(referência ao personagem jack de Titanic.. ahn? ahn?)(Shyamalan que o diga, afinal seu filme(dessa vez sim, a adaptação do desenho avatar da Nickelodeon) não terá avatar no nome).



Se você não sabe o que é 'esse tal de Avatar' hoje, prepare-se porque em um mês muita coisa vai mudar.


UPDATE: minha crítica sobre o filme visto

7 comentários:

Anônimo disse...

caramba meu, já tá chegando o dia de estrear o AVATAR...passou rápido esses meses...tomara que o Cameron capriche mesmo...vou tá na fila pra conferir...!!

abraços...e belo post!!!

Unknown disse...

Muito bom o post. Também estou com muita vontade de assistir.

Luh disse...

Será que eu fui a única que não me interessei por Avatar?

Anônimo disse...

saiu mais um video de 2minutos e pouco..mas pude ver melhor a definição dos "persinagens" azuis...e me decepcionei...se o futuro dos filmes for assim..eu to ralado!!!

abraços...e esperemos!!!

Jonathan Rodrigues disse...

hahhhahahha

esperemos e oremos.

eu não vi nenhum vídeo de Avatar como eu falei aí no post, mas fica difícil pensar na possibilidade do Cameron ter exagerado

ainda espero me surpreender. abraços a todos

Ewerton lol Rodrigues disse...

Avatar vai ser phoda!!

Amanda disse...

Isso tem pretensão de revolucionar o cinema?!!!!! Pelo amor do divino as pessoas devem estar super carentes de novidade mesmo,quanta besteira,claro que vale assistir por James Cameron...e só!

Postagem mais recente

veja mais coisas legais em Postagem mais antiga


Related Posts with Thumbnails
 
diHITT - Notícias / BlogBlogs.Com.Br